quinta-feira, 31 de agosto de 2006

Desfile Escolar

Desfile escolar (Avenida Narciso Silva)
Escola Barão de Arroio Grande
07 de setembro de 1969

Banda de Tamboreiros





Banda de Tamboreiros do Ginásio Estadual do Capão do Leão (atual Escola Presidente Castelo Branco), desfile do dia 07 de setembro de 1968

Inauguração do Monumento à Paz

Na postagem do dia 02 de junho deste ano, publiquei artigo alusivo aos monumentos da I e II guerras mundiais existentes em Capão do Leão. A foto acima mostra o monumento à vitória aliada na I Guerra Mundial, que encontra-se na área da Empem. Abaixo transcrevo algumas informações contidas num trecho do jornal A Opinião Pública, de 01 de setembro de 1919 (página 2, coluna 6), que fala-nos sobre a inauguração deste importante patrimônio de nosso município:
Monumento aos alliados
No Capão do Leão
Perante avultado numero de pessoas, autoridades e representantes dos paizes alliados, realizou-se, hontem, no Capão do Leão, a inauguração do marco commemorativo á Paz, em homenagem aos alliados.
O local estava vistosamente ornamentado, assim como o monumento, envolto em bandeiras de diversos paizes, tendo sido, ao decerrar as bandeiras, dadas salvas de dynamite.
O sr. Domaso Nobre offereceu ao tenente José Vieira Mendes uma coroa de louros para ser depositada no marco commemorativo, tendo nesta ocasião usado da palavra o tenente Mendes agradecendo o comparecimento das pessoas presentes e fazendo um discurso allusivo ao acto, o qual foi muito apreciado, e entre bellas imagens relembrou a entrada do Brasil na grande conflagração.
Ao terminar a patriotica festa, as gentis creanças Cecilia e Carlos Nobre e Jurema e Telmo Kluger entoaram o hymno nacional.
O sr. tenente Mendes offereceu aos presentes um copo d'água, tocando-se, por occasião, varios brindes ao Brasil e aos alliados.
O marco ostenta a seguinte inscrição: GLÓRIA AOS ALIADOS, HONRA AO BRASIL; e data de 29 de agosto de 1919. Embora a I Guerra Mundial tenha acabado no campo de batalha em 1918 (Armísticio de Compiègne), somente em 1919, com o Tratado de Versalhes, é que o conflito vai ser declarado oficialmente encerrado. Daí o porquê o marco leonense ter sido inaugurado nesta data.

Vila Operária

Este conjunto de casas à rua Professor Agostinho (rua do C.T.G. Tropeiros do Sul) constitui a prova de que Capão do Leão possuía uma vila operária. Segundo dados do Prof. Paulo Mattos, entre 1920 e 1924, ter-se-ia construído uma vila para trabalhadores no distrito de Capão do Leão, por ordem do Prefeitura Municipal de Pelotas. Lógico, que estas casas, atualmente, estão bastante diferentes do que eram, são outras as pessoas que ali moram e houveram uma série de modificações com o tempo. Através de entrevistas, sei que nos anos 50, os trabalhadores da fábrica de café ainda moravam ali.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...