quarta-feira, 22 de julho de 2015

Antiga casa de comércio de Pedro Behocaray na Vila Gabriela Gastal



Hoje temos as ruínas daquela casa comercial que foi referência durante um largo tempo na região, ponto de parada de tropeiros e espécie de centro vital de um espaço que há três, quatro, cinco décadas atrás era cercado de campos por todos os lados e uma ou outra casinha se avizinhava ao longe.

Pedro Luiz Beohocaray, de ascendência basco francesa, foi dono durante um bom tempo deste lugar, desde a primeira metade do século XX. O prédio se encontra na esquina da Rua Alexandre Gastaud com a Estrada da Hidráulica, na Vila Gabriela Gastal. Aliás, a atual Rua Alexandre Gastaud tinha o antigo nome de Corredor Behocaray, devido à antiga casa comercial. 

O armazém do Sr. Behocaray era de tamanho mediano, mas ostentava grande sortimento de produtos, desde secos e molhados de consumo cotidiano, a peças de louça, tecidos, cereais, ferramentas, produtos veterinários, etc., em outras palavras o típico armazém de campanha. No campo anexo, havia um campo para corridas de cavalo (cancha de carreiras). Normalmente aos domingos ocorriam disputas parelhas no local, com grande afluxo de público dos arredores, desde a Vila do Capão do Leão, Hidráulica, Passo da Micaela e Várzea do Fragata (Jardim América).


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...