sexta-feira, 1 de setembro de 2006

Dia da República de 1956

Creio que o sentimento cívico em Capão do Leão seja alguma coisa notável. Sobretudo, se imaginarmos os monumentos existentes, aqueles que foram destruídos (A Bandeira do Brasil que existia no antigo posto da Brigada Militar) e as manifestações solenes, entre outros. A tradição dos desfiles escolares e a cerimônia do juramento à Bandeira, são outros exemplos bastante claros desse fenômeno. Não refiro-me a um patriotismo ufano, nem arroubos de orgulho ingênuo, pois o País não tem esta cultura e mesmo a suposta "identidade nacional" é colocada, muitas vezes, em questão. Mas a tradição de culto ao civismo também permaneça enquanto exemplo de busca de uma identidade própria - regional, auto-reflexiva, única.
Refiro-me a este assunto, pois encontrei uma notícia de jornal algo que inusitada e, que, percebendo o fato, pude constatar que ele é exclusivo. Comemorações do Sete de Setembro e do Vinte de Setembro são costumeiras, consagradas pelos respectivos feriados. E o dia 15 de novembro, data da Proclamação da República, o que se faz de solene? Antigamente era data das eleições, hoje um feriado que passa desapercebido.
Pois, em 1956 comemorou-se o Quinze de Novembro em Capão do Leão com uma esplêndida festa. Na ocasião, nem o centro urbano em Pelotas ou outras cidades da região fizeram o mesmo.
Curioso e interessante. A transcrição a seguir foi retirada do jornal Diário Popular, de 17 de novembro de 1956 (contracapa):
Comemorações do dia 15 de Novembro no Capão do Leão
Os festejos tiveram um transcurso dos mais brilhantes - Ponto alto do desfile militar - Coquetel às autoridades presentes - Detalhes.
As comemorações do dia 15 de Novembro, na Vila do Capão do Leão, caracterizaram-se por seu alto cunho cívico, sendo condignamente festejada a efeméride histórica.
Grande foi a afluência de pessoas à praça João Gomes, em cujo largo estava armado o palanque oficial e defronte o qual, ás 8,45 horas, foi deflagrada uma salva de tiros em homenagem ao Exército Nacional.
Autoridades
Entre outras encontravam-se presentes as seguintes autoridades, Sr. Adolfo Fetter, prefeito municipal; dr. Alvacyr Faria Collares, vice-prefeito; tenete-coronel Candido Vilasboas, representando os comandos do 9o. R.I. e do Q.G. da ID-3; capitão Túlio Azevedo, titular da Capitania do Porto; d. Maria Silveira Schild, titular da Diretoria de Educação; d. Silvia Mello, delegada regional de ensino; sub-prefeitos Arthur Hammeister, Alberto Reichow e Leopoldo Martins da Luz, e vereadores Carlos Sica, representando o presidente da Câmara, Carlos Augusto Piquet Coelho, Elberto Madruga e Darcy Adam.
Hasteamento da Bandeira
Às 9 horas, sob os acordes do Hino Nacional, executado pela banda do 9o. R.I., foi hasteado o Pavilhão Brasileiro pelo sr. Adolfo Fetter. A seguir, falando em nome dos poderes Executivos e Legislativos, o vereador Carlos Augusto Piquet Coelho, em inspirado improviso, teceu considerações sôbre o 15 de Novembro. Logo depois, os alunos dos grupos escolares "Farias Santos" da Pedreira, "Dario da Silva Tavares", do Capão do Leão, e "Arroio Grande", de Teodósio, foi entoado o Hino à Bandeira.
Ocupou a tribuna, em seguida, o sr. José Cândido Ribeiro, orador oficial da solenidade e representando a Comissão Organizadora dos festejos. S.s., após brilhante dissertação sôbre a efeméride, agradeceu a todos quanto haviam colaborado para o maior brilhantismo da festa, salientando, entre outros, os comandos das guardas militares e o sr. Adolfo Fetter.
Todos os alunos presentes, a seguir, entoaram o Hino Nacional.
O Desfile
Constitui-se ponto alto do programa o grande desfile militar realizado a seguir. Desfilaram, pela ordem, a Companhia de Petrechos do 1o. Batalhão do 9o. R.I., sob o comando do capitão Mauro Abud, as representações do Santa Tecla F.C., Independente F.C., pelotão de ciclistas sob o comando do sr. Edmundo Teixeira da Silva e, por fim, um grande esquadrão de cavalarianos, sob as ordens do sr. Luiz Carlos Muniz Medeiros.
Coquetel
Às 11 horas, no salão do sr. Manoel Selmo, na vila do Capão do Leão, foi oferecido pela Comissão um coquetel às autoridades presentes e outros convidados usando da palavra, na oportunidade o vereador Elberto Madruga. Ainda discursaram, o dr. Alvacyr Farias Collares, vereador Carlos Sica e tenente-coronel Candido Vilasboas.
Paralelo ao coquetel foi oferecido um churrasco à gauchada que havia tomado parte no desfile.
Festejos Populares
Durante a tarde, ainda nos salões do sr. Manoel Selmo, teve lugar uma movimentada quermesse, em benefício do Grupo Escolar "Dario da Silva Tavares", sendo a festa animada pelo Jazz do 9. R.I.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...