domingo, 11 de agosto de 2019

O voo do senhor Mamento


"Lê-se no Apostolo:

<< Os habitantes de Matto-Grosso presenciarão um espectaculo inteiramente novo. O sr. Mamento Seixas das Madureiras vôou durante uma hora percorrendo uma extensão de 10 leguas, como se fosse um volatil qualquer. Vamos dar detalhes desta experiencia, que a ser verdadeira, será um grande passo dado no campo das pesquizas scientificas dessa natureza.

<< O apparelho destinado a realizar essa experiencia fórma-se do seguinte: quatro azas que são formadas de membranas extrahidas do dorso do gigantesco mamboreta que se cria nas regiões poentes de Pelotas, que se adherem a umas mollas finissimas de aço, ligadas entre si por fios de cobre oxidado, as quaes são quazi imperceptiveis. Pelo movimento destas quatro azas que se collocão duas nos pés e duas em cima dos hombros, obedecendo ao impulso dado por uma manivela de raiz de altéa (que diz ser grande conductor de calor) que por sua vez obedece a um botão electrico, que dá movimento ás quatro azas, consegue-se voar.

<< O experimentador leva em dous bolsos de camurça duas pequenas pilhas de Volta.

<< Toma algumas hervas que diz diminuem em 20 minutos o peso de qualquer pessoa, como operação preliminar de seu processo.

<< Ao meiado do mez proximo fará uma nova experiencia voando de uma cidade para outra."

Fonte: O VASSOURENSE (Vassouras/RJ), 16 de Março de 1884, pág. 02, col. 02-03
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...