sexta-feira, 3 de abril de 2020

Sobrenome Medrado


"MEDRADO - Sobrenome português. Pode originar-se do particípio passado de medrar e, neste caso, significa 'desenvolvido, crescido, melhorado'. Também pode ter origem em MEDARDO - local em que se guardam as medas (feixes de trigo ou cereal)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 10 de Setembro de 1993, pág. 02

Sobrenome Freitas


"FREITAS - Sobrenome toponímico. Lugar onde há fragas. Provém do latim 'fractas', que significa 'quebradas'. Refere-se a pedras quebradas. Os Freitas procedem de Diogo Gonçalves, que morreu na Batalha de Ourique. Dom João de Freitas foi o primeiro que tomou este apelido, do julgado de Freitas junto a Guimarães, solar desta família. Freitas é uma freguesia do Concelho de Fafe, em Braga, Portugal. Os Freitas tem grande presença em Portugal e no Brasil."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 11 de Dezembro de 1991, pág. 02

Sobrenome Alcântara


"ALCÂNTARA. - Toponímico. - Etimologicamente, provém do árabe e significa 'a ponte' (al-kantara). Na expressão Pedro de Alcântara, a origem é cristã, devido a São Pedro de Alcântara, falecido em 1562.

Alcântara é cidade e porto no Maranhão; é comuna na província de Cáceres, na Espanha; é Bairro na cidade de Lisboa, famoso pela ponte do mesmo nome.

Pedro de Alcântara era o nome de Pedro II, Imperador do Brasil. Outras personalidades: Antônio de Alcântara Machado foi escritor brasileiro (1901-1935); José Alcântara Machado de Oliveira foi historiador e jurisconsulto brasileiro (1875-1941).

Alcântara é localidade de São Paulo."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 28 de Maio de 1990, pág. 03

Procópia Caldas de Carvalho


"Fallecimento

Hontem falleceu na cidade do Rio Grande a exma. sra. d. Procopia Caldas de Carvalho, muito considerada pelas virtudes que a caracterisavam.

A distincta senhora era irmã do nosso amigo tenente-coronel Francisco Carlos Pereira Caldas, administrador geral dos correios, e mãi do coronel Augusto Alvaro de Carvalho, tambem nosso amigo.

Apresentamos os nossos pezames á exma. familia da morta."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 15 de Julho de 1891, pág. 02, col. 01
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...