domingo, 28 de outubro de 2018

Exposição Agrícola de Pelotas em 1899


"A exposição de Pelotas

Realisou-se em Pelotas nos dias 21, 22 e 23 do mês de Abril com um succeso completo a exposição promovida pela Sociedade Agricola Pastorial do Rio Grande do Sul.

Muitos foram os municipios que se fizeram representar n'aquelle brilhante certamen compenetrados sem duvida de seu alcance e das vantagens que d'ahi resultam.

A concurrencia foi relativamente grande, sendo o numero de visitantes superior a 4000 e apresentando Pelotas o aspecto alegre o ruidoso dos dias festivos.

Das diversas secções da exposição na classe de machinas, comprehendia a primeira - arados ou charruas de qualquer modelo; a segunda - instrumentos agricolas destinados ao preparo do sólo, plantação ou colheita; a terceira - apparelhos diversos de uso agricola, não comprehendidos na segunda; a quarta - machinas agricolas da fabricação rio-grandense.

Das secções da classe de productos diversos comprehendia a primeira - plantas forrageiras; a segunda - cereaes e sementes de qualquer especie; a terceira - plantas industriaes; a quarta - productos de leiteria; a quinta - fructas; a sexta - hortaliças; a setima - flores naturais e plantas de ornamento; a oitava - vinhos; a nona - productos de distillação; a decima - conservas; a undecima - productos de apicultura e oleos; a duodecima - productos de sericultura e outros não classificados.

A ultima classe constava de animaes agrupados em secções e categorias, distinguindo-se alguns pela sua notavel belleza e perfeição. Deve achar-se possuido de justo orgulho o operoso Estado do Rio Grande do Sul pelo esplendido resultado obtido n'esta feira do trabalho que necessariamente foi o inicio de uma longa série de exposições regionaes que em Pelotas se realisarão com uma crescente concurrencia de expositores animados pelos premios obtidos na exposição de que nos occupamos.

Ponham ali os olhos os lavradores, creadores e productores do nosso Estado e imitem o Rio Grande do Sul, que o exemplo merece ser imitado."

Fonte: GAZETA DE MINAS (MG), 11 de Junho de 1899, pág. 01, col. 01
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...