sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Faroeste amazônico


"HORROROSA HECATOMBE

Do Commercio de Amazonas:

<<De envolta com o regresso do dr. Jansen Ferreira, presidente da provincia, veio-nos uma noticia sanguinolenta, uma tragedia horrorosa de que foi theatro o lugar Carapanatuba, no rio Madeira.

<<Historiemos. Telesphoro Salvatierra, ex-socio de Alvaro Cezar, dirigio-se a este, em sua casa commercial, para o fim de liquidarem, ambos, certos negocios.

<<Alvaro Cezar entendeu de si para si nada ter a liquidar com aquelle cidadão boliviano.

<<T. Salvatierra, porém, julgando-se esbulhado do direito que lhe assistia, retirou-se para seu barracão, tendo antes declarado voltar para o tão apregoado ajuste de contas.

<<De facto voltou, mas acompanhado por quarenta de seus aggregados, amplamente armados, e, com elles, assaltou a casa de Cezar, que se entrincheirou com seus trabalhadores, resistindo por meio de fogo e de balas ao ataque, do qual resultou a morte de seis pessoas e o ferimento grave de mais de quinze.

<<Entre os feridos acha-se o proprio aggressor T. Salvatierra!

<<É para lastimar que ande tão tresmalhada do direito e da moral a população do rio Madeira.

<<Infelizmente esse mal horrivel e divergene da civilisação a que temos direito não é um cancro localisado; suas raizes estendem-se por outros rios da nossa provincia e são uma consequencia da pirataria posta em circulação pelos nossos amaveis visinhos do Pará.

<<O testemunho valioso do dr. Jansen Ferreira, perturbado nas impressões de sua viagem pittoresca pela tragedia, cujas peripecias acabamos de dar á leitura dos nossos assignantes, talvez sirva de estimulo á policia para syndicar do facto de que nos occupamos, sem os aprestos bellicos e arreganhos nauticos do Affonso Celso...

<<Dos quinze feridos já estão a medicar-se n'esta capital 7, inclusive o sr. T. Salvatierra.>>"

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 18 de Abril de 1885, pág. 02, col. 03
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...