domingo, 17 de março de 2024

Sobrenome Dessoies



 Sobrenome francês metonímico que significa "das sedas". Utilizado para designar o comerciante de tecidos de seda, ou em sentido amplo, o comerciante de tecidos delicados.

Sobrenome Armingaud



Sobrenome francês patronímico a partir do nome dialetal Ermingaud (corresponde a Hermengardo em português). É próprio dos falares da Occitânia (sul-sudoeste da França).

Variantes: ERMINGAUD, ARMANGAUD, ARMANGAU, ARMENGAUD, ARMENGAU, ARMENGOL, ARMENGAUT, ARMENGOT, ARMINGAU, entre outros.

Sobrenome Lugon



Sobrenome suíço e também francês (da região de Lyon) que é considerado um patronímico dialetal a partir da expressão L'Hugon, do nome Hughe (Hugo em português). Neste caso, sua maior concentração está em Finhaut, comuna situada no distrito de Saint-Maurice, no cantão de Valais, Suíça.

Porém, este é um caso etimológico. O outro pode colocar o sobrenome como um toponímico referente a Lugon-et-l'Île-du-Carnay, comuna do departamento de Gironda, na região da Nova Aquitânia, França.

Sobrenome Howahl

 



HOWAHL, HOWALD, HOWAL, HOWALDT, HUWALD, HOUWALD - sobrenomes patronímicos alemães do nome masculino arcaico Huginwalt. Hunginwalt significa espírito pensante, aquele que governa com o espírito (com sabedoria, com equilíbrio).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...