sexta-feira, 26 de abril de 2019

Princesa Isabel no Passo das Pedras em 1885


"No dia 10 do corrente foi Sua Alteza a Sra. Princeza, acompanhada de sua comitiva e de muitas outras pessoas, á chacara do Sr. barão do Serro, situada no Capão do Leão, e d'ahi apreciou o esplendido panorama que d'alli se desfructa da cidade, sendo obsequiada, n'aquelle logar com um almoço, findo o qual regressou á cidade.

No dia 11 fez Sua Alteza uma excursão á estancia do Sr. commendador Mancio Ribeiro, que fica a sete leguas de distancia da cidade, indo em trem da estrada de ferro do Rio Grande a Bagé.

Em companhia de Sua Alteza, além de sua comitiva, foram muitas pessoas gradas e importantes da cidade, chegando o trem á estação do Passo das Pedras ás 9 1/2 horas da manhã. A estação achava se vistosamente enfeitada, bem como a frente da casa do Sr. commendador Mancio, que levantou vivas á familia imperial, logo que o trem parou na estação.

Em baixo de um caramanchão, via-se uma enorma mesa opiparamente preparada, e que mereceu dos conselheiros que fazem parte da comitiva, uns olhares gulosos cheios de appetite.

Escuso dizer que o almoço esteve magnifico, e que foi bastante appreciado.

Depois do almoço foi Sua Alteza assistir um rodeioi, no qual fizeram-se alguns trabalhos de campo, mostrando os gaúchos que n'elles tomaram parte, muita destreza, agilidade e coragem, principalmente o Sr. Porciuncula Costa, que trabalhou admiravelmente bem, apezar da sua idade, manejando com segurança e certeza o laço e as bolas.

Depois do rodeio a Exma. Sra. d. Francisca Antunes Gomes da Costa, filha do Sr. barão do Arroio Grande, em casa do Sr. Mancio, fez ouvir sua bellíssima voz, cantando ao piano uma bella e difficil peça de concerto.

Ás 4 horas da tarde regressou S. Alteza ao palacio."

Fonte: GAZETA DE NOTICIAS (RJ), 04 de Março de 1885, pág. 02, col. 03
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...