quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

O Sanguanel e o Massariol


"O Sanguanel

Um personagem lendário e mitológico está ainda povoando as nossas colônias italianas. É o Sanguanel, que os imigrantes trouxeram da velha Itália. O Sanguanel, o fantasma todo vermelho que anda pelos matos e é possuído de todos os poderes sobrenaturais. Muitos dizem que ele vive em castelos. Outros contam que foram levados a passeios pelas matas distantes e viveram dias felizes em um castelo encantado, retornando quando o Sanguanel o permitiu.

Mas, o Sanguanel é um bom fantasma. Nunca se soube que tivessem feito mal a alguém. Suas aventuras são brincadeiras feitas para assustar. Expediente usado pelos pais, para obter a obediência dos filhos, ameaçando-os com o Sanguanel. Calados, grandes e pequenos, acreditam que exista o Sanguanel.

Nas noites escuras e frias, costumava-se ouvir os cavalos galopando pelas colônias. Diziam os mais velhos que era o Sanguanel que estava cavalgando e que ele fazia tranças nas crinas dos animais, para servirem de estribos e quando, pela manhã, apareciam com aquelas tranças seria trágico desatá-las, pois tanto poderia morrer o animal como quem as desatasse.

Quem se aventurasse pelas matas e por descuido pisasse numa pegada do Sanguanel iria se perder e não encontraria mais a saída. Muitos colonos, porém, para defender suas árvores frutíferas da criançada, que iria roubar as frutas, diziam que no meio daquelas árvores costumava morar o Sanguanel.

É um personagem que veio na bagagem do imigrante italiano. Na Itália, já era conhecido o Sanguanel. Um deles conta que, numa noite fria, de neve, quando moço ainda, querendo ir jogar cartas na casa de um vizinho e a mãe, não querendo que fosse, ameaçou-o com o Sanguanel. Não ligando, o rapaz saiu. Na volta, pela madrugada, esbarrou com um estranho personagem, muito grande, que ele julgou fosse o Sanguanel. Assim, escondido em algum recanto da imaginação do imigrante, este personagem entrou de contrabando em nossa Pátria e por aqui ficou.

Entretanto, aqui nunca ouvimos um imigrante se referir a ele. Parece que veio clandestino e que nem o imigrante queria trazê-lo e assim nunca quis que o mito tivesse andamento pelas colônias. Sempre foi o descendente do italiano quem o lembrou. Muitos dizem que ele se chama também Massariol.

Entretanto o Sanguanel é um bom fantasma, que faz suas malandragens, cavalga animais à noite toda, leva gente embora a passeios fabulosos por palácios estranhos, faz andantes perderem o caminho no mato e muitos dizem que pelas encostas do Rio das Antas deverá existir o seu palácio encantado e seu esconderijo mais longínquo. Enquanto que o Massariol, outro fantasma de menor importância na região, seu próprio nome informa de que não é lá um personagem muito camarada, pois seu nome massar - quer dizer em italiano: matar.

O Sanguanel aparece muito nos municípios de além Rio das Antas, enquanto que o Massariol é conhecido mais nos municípios aquém Rio das Antas.

O Sanguanel, o bom fantasma da crendice italian, que leva as pessoas embora a passeios faustosos ou faz brincadeiras para que se percam das trilhas das matas, deverá andar neste momento, pelas encostas do Rio das Antas, realizando mais uma das suas aventuras...

(Pesquisa de Benito j. Fattori)"

Fonte: O PIONEIRO (Caxias do Sul/RS), 29 de Dezembro de 1979, pág. 12

Sobre o Massariol, vide link na Wikipedia em italiano: https://it.wikipedia.org/wiki/Mazar%C3%B2l 

Domingos Lopes Machado


"Registro mortuario

(...)

Uma folha de Pelotas conta que no dia 12 do corrente, no acampamento do Fragata, Domingos Lopes Machado, praça do corpo de cavallaria commandado pelo major Israel de Sá Araujo, teve a infeliz lembrança de ir banhar-se, após o jantar, no arroio que corre junto áquelle acampamento e ali foi acommettido de um congestão cerebral que rapidamente o fulminou.

O cadaver foi sepultado no cemiterio da cidade, acompanhando o enterro a officialidade dos diversos corpos acampados no Fragata e uma força de cavalaria."


Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 18 de Fevereiro de 1892, pág. 01, col. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...