segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Feliz Natal 2018!


Nossos votos de um alegre e fraterno Natal a todos os amigos que acompanham o blog!

Os Treze Trolls do Natal da Islândia


O período natalino na Islândia é uma mistura de práticas religiosas cristãs e folclore local da ilha. As comemorações se iniciam na véspera do Natal e vão até a celebração da Epifania (06 de Janeiro). Além da culinária típica do país, os símbolos natalinos são os mesmos da cultura ocidental, entretanto, há uma curiosa tradição que se junta ao costume infantil de esperar a visita do Papai Noel no dia 25 de Dezembro: trata-se dos Yule Lads (em islandês: jólasveinarnir ou jólasveinar) que são uma espécie de trolls locais que visitam as crianças durante a época.

Segundo uma lenda local, uma ogra chamada Grýla vive nas altas e frias montanhas islandesas junto com seu preguiçoso marido Leppalúoi, seus treze filhos e um gato preto. A cada Natal, Grýla desce das montanhas em busca das crianças que se comportaram mal durante o ano para ferver no seu caldeirão. Já seus treze filhos partem em busca de travessuras e traquinagens. 

Apesar do aspecto assustador de Grýla, segundo a tradição mesmo que os maus-comportados sejam capturados pela ogra, se eles se arrependerem de suas más ações, ela deve imediatamente libertá-los.

Quanto aos seus treze filhos, é dito que eles visitam as crianças todas as noites durante os treze dias antes do Natal. Cada um num dia. Conforme o comportamento da criança no dia anterior, podem ser deixados doces e presentes ou nojentas batatas podres. Cada troll tem uma idiossincrasia específica e, portanto, se comporta de modo particular.

Os Yule Lads são:

Stekkjarstaur - chega no dia 12 e vai embora no dia 25 de Dezembro. Possui pernas de pau e assola as ovelhas.

Giljagaur - chega no dia 13 e vai embora no dia 26 de Dezembro. Esconde-se nos barrancos e tem preferência por se infiltrar em estábulos para roubar o leite das vacas.

Stúfur - chega no dia 14 e vai embora no dia 27 de Dezembro. Descrito como muito baixinho, adora comer a crosta deixada nas panelas sujas.

Övörusleikir - chega no dia 15 e vai embora no dia 28 de Dezembro. Extremamente magro e desnutrido, Rouba a Þvörur (espécie de colher de madeira longa) da cozinha para lamber os restos que ficam.

Pottaskefill - chega no dia 16 e vai embora no dia 29 de Dezembro. É apaixonado pelas sobras que ficam nos potes da cozinha.

Askasleikir - chega no dia 17 e vai embora no dia 30 de Dezembro. Esconde-se embaixo das camas esperando que alguém ponha seu askur (espécie de tigela com tampa) sobre a mesa e vá dormir. Então ele aproveita e rouba o askur.

Hurðaskellir - chega no dia 18 e vai embora no dia 31 de Dezembro. Bate nas portas, especialmente durante as noites, com o intuito de acordar as pessoas.

Skyrgámur - chega no dia 19 de Dezembro e vai embora no dia 01 de Janeiro. Adora roubar o skyr (espécie de queijo com consistência semelhante ao iogurte típico da culinária islandesa) das casas.

Bjúgnakraekir - chega no dia 20 de Dezembro e vai embora no dia 02 de Janeiro. Esconde-se nas vigas de madeira das casas islandesas e tem predileção por furtar as saborosas salsichas defumadas islandesas.

Giuggagaegir - chega no dia 21 de Dezembro e vai embora no dia 03 de Janeiro. Adora bisbilhotar através das janelas em busca de coisas para roubar.

Gáttaþefur - chega no dia 22 de Dezembro e vai embora no dia 04 de Janeiro. Dono de um nariz anormalmente longo e de um olfato muito agudo para localizar o Laufabrauð - tipo de pão tradicional natalino da Islândia.

Ketkrókur - chega no dia 23 de Dezembro e vai embora no dia 05 de Janeiro. Usa um gancho de açougue para roubar a carne da cozinha.

Kertasníkir - chega no dia 24 de Dezembro e vai embora no dia 06 de Janeiro. Segue as crianças para roubar suas velas de sebo.

O Gato Preto de Natal

O antigo folclore islandês afirma que todo morador da Ilha deve receber uma nova peça de roupa no Natal. Caso contrário, um enorme gato preto que ronda a Islândia virá e devorará quem não seguir essa regra simples. Ele é conhecido como o "Gato Preto do Natal".

Fonte: livre adaptação e construção do texto a partir dos links abaixo:
https://www.iceland.is/
https://mysideofthelaundryroom.wordpress.com/
https://en.wikipedia.org/wiki/Yule_Lads






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...