terça-feira, 19 de outubro de 2021

Sobrenomes Poloneses - Parte 44

 



1076. Fulas - sobrenome metonímico que significa o artesão responsável pelo processamento secundário da lã (após o processo de tosquia).

1077. Fulinski - sobrenome metonímico que significa o artesão responsável pelo processamento secundário da lã (após o processo de tosquia). Também designa o comerciante de couro e peles.

1078. Fulek - sobrenome metonímico que significa homem estranho, forasteiro. Também um prato típico destinado aos pobres feito à base de pão de centeio torrado e moído e convertido em sopa.

1079. Funck, Funk - sobrenome metonímico alemão para ansioso, temerário, tímido, inconstante.

1080. Furgal - sobrenome patronímico do nome Furgal, que tem o sentido de voar, vibração, vibrante, enérgico, rápido, estimulado.

1081. Furman - sobrenome metonímico alemão que significa cocheiro, condutor, carroceiro.

1082. Furmanek, Furmankiewicz - sobrenome metonímico polonizado que significa cocheiro, condutor, carroceiro.

1083. Furtak - sobrenome que significa postigo. Refere-se a pequeno portão que serve como referência geográfica, mas também: caminho, passagem, entrada, galeria subterrânea numa fortaleza, caverna aberta nos dois lados.

1084. Gabala - sobrenome metonímico que significa acusador, aquele que reclama, reivindica, assediador. Era um termo para o antigo procurador de uma comuna diante de um senhor feudal ou governadoria.

1085. Gabara - tem total correspondência com o item anterior, mas também denomina um tipo de navio de carga chato e largo.

1086. Gabas, Gabis - também com correlação ao item 1084, mas também gavinha, caule de uma planta trepadeira (talvez vitivinicultor).

1087. Gabiga - forma antiga para designar alguém violento.

1088. Gabinecki - o equivalente ao secretário-principal de uma comuna, governadoria ou de um senhor feudal. Também um toponímico relativo à aldeia de Gabinety, no antigo condado de Latyczowski.

1089. Gabler - sobrenome de etimologia germânica que significa aquele que trabalha com forcado. Figurativamente, alguém dentuço. Também pode ser um patronímico do nome Gawel.

1090. Gabrys - sobrenome patronímico do nome Gabriel (homônimo em português). Também pode ser um metonímico associado ao vocábulo garbysie que designa o criador de pombos.

1091. Gackowski - sobrenome metonímico que significa morcego. Pode corresponder a um nome de casa ou mais provavelmente a homem de orelhas grandes, orelhudo. Também pode ser um patronímico do nome Gawel. Ou ainda, uma derivação da palavra dialetal gaca que significa estranho, estrangeiro, forasteiro. Por fim, um toponímico relativo a Gacki, nome de aldeia observado nos antigos condados de Stopnica, Swiecie e Racibórz.

1092. Gad - sobrenome patronímico do nome germânico Gad. Também um metonímico para animal de sangue frio, réptil, por extensão metafórica, pessoa fria, pessoa calculista, pessoa cínica ou pessoa que suporta dores com força, resignação. Pode ainda ter vínculo com uma palavra silesiana-saxônica para companheiro, camarada, amigo.

1093. Gadacz - tagarela, falador, advogado, oficial que defende uma tese num parlatório, membro parlamentar de um conselho comunal, porta-voz. Também pode ter o sentido de adivinho, sábio, homem que se destaca por sua eloquência.

1094. Gadzinski - sobrenome toponímico relativo a Gady, aldeia no antigo condado de Olsztyn. Tem total correspondência igualmente ao item 1092.

1095. Gagulski - sobrenome metonímico usado para gago ou fanho.

1096. Gajewski - sobrenome toponímico relativo aos seguintes locais: Gajewo, anotado nos antigos condados de Sremski e Brodnica; Gaj, registrado nos antigos condados de Lubawa, Zlotów, Brodnica, Ostróda, Szczycienski e Niborski; Gaje, observado nos antigos condados de Gostynski, Lipno, Oszmiana, Lviv, Drohobycki e Brodzki. Também se refere a bosque, mais especificamente a uma espécie de bosque sagrado muito comum em várias regiões eslavas no período pré-cristianização.

1097. Gajos - sobrenome que significa bosque, por extensão, morador de um bosque.

1098. Gajowiak - sobrenome metonímico que significa guarda-florestal ou guarda-caça.

1099. Gajsler - sobrenome metonímico silesiano que significa comerciante de gado ou açougueiro.

1100. Gal - sobrenome patronímico do nome medieval Gallus. Também um metonímico para arremesso, ato de levantar, ato de alavancar, espreitar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...