domingo, 4 de abril de 2021

Os primórdios do bairro Simões Lopes, Pelotas/RS



 "Dr. Augusto Simões Lopes

O QUE SE LHE DEVE - O BAIRRO SIMÕES LOPES

(...)

Lembram-se todos da somma de energias que foi necessaria ao prefeito Passos para metter hombros á tarefa da remodelação do Rio.

Elle, entretanto, traçou o seu plano, compulsou as verbas de que dispunha, oppoz embargos ás pretenções desmedidas com que certos proprietarios imaginavam desfazer-se dos seus predios e, tempos depois apresentava a sua obra, digna só por si, de justificar a denominação de presidente artista, que cercou o nome do saudoso republicano Rodrigues Alves.

Dadas as devidas proporções, quanto ao ambiente em que o trabalho se desdobra, é um homem talhado por aquelle feitio, o ilustre dr. Augusto Simões Lopes, o operoso constructor a quem Pelotas tanto admira e tanto deve.

O dr. Augusto Simões Lopes, membro de uma das mais distinctas familias do Rio Grande do Sul, apezar de ser ainda um homem moço, conta já com um acervo de trabalho que constitue um brilhante título de honra.

Quem, hoje, vem do Rio Grande, pela estrada de ferro tem, ao chegar á estação de Pelotas que encanta, por ser raro, por ser lindo, por ser original. 

É o bairro Dr. Augusto Simões Lopes.


O inicio das obras no hoje populoso Bairro Dr. Augusto Simões Lopes, situado na parte oeste de Pelotas, teve inicio em 1914.

Foi em Janeiro desse anno que lançou ahi a pedra fundamental do seu primeiro predio e até Dezembro construiu outras excellentes moradias, num total de quatorze.

Verificada a optima acceitação e preferencia por essas casas, construidas em excellentes condições hygienicas, com commodidades relativas e alugueis modicos, foram a seguir, em 1915, edificadas mais dezesete habitações, ou seja o total de trinta e um predios, elegantes e confortaveis, com frente á longa avenida fronteiriça á estação da Viação Ferrea.

Ainda ali destaca-se alteroso, obedecendo a linhas architectonicas verdadeiramente originaes e admiravelmente traçadas, dentro de uma area de cento e trinta metros de frente e igual extensão de fundo, o pavilhão do Gremio Sportivo Brazil, levantado em 1916 e o mais bem construido e o melhor no genero que até aquelle momento se conhecia no Estado do Rio Grande do Sul.

Nesse mesmo anno foram edificadas em uma rua transversal á primeira aberta no local mais dez pequenas casas, destinadas a operarios.

Ainda nesse local esta instalado o Ground do Sport Club Rio Branco, que construio confortavel pavilhão.

No prolongamento da bella avenida, arborisada na extenção de oitocentos metros, foi ainda terminada a construcção de magnificos chalets, independentes e com jardins ao lado.

Em um delles funcciona com muita frequencia uma aula publica, actualmente dirigida pelo professor dr. Bernardo Figueira Filho.

Grande parte do Bairro Dr. Augusto Simões Lopes é hoje illuminado a luz electrica; fócos de tresentas velas, cada um, foram collocados na avenida. A sua installação e custeio foram feitos a expensas do operoso e progressista pelotense, que vae tambem mandar construir á sua custa linhas de bonds electricos que por alli passarão.

Duas bem cuidadas praças, ajardinadas em bello estylo inglez, futuramente muito contribuirão para tornar ainda mais aprasivel o lindo bairro."

Fonte:  A MÁSCARA (Porto Alegre/RS), edição 003, 1919, pág. 19-20

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...