terça-feira, 28 de junho de 2016

Histórias Curiosas XVII

Festa do Dia do Trabalhador em Capão do Leão e ocorre tradicionalmente um almoço alusivo à data onde o funcionalismo municipal e suas famílias participam do evento num clima de confraternização. Como se trata de uma comemoração organizada pela Prefeitura Municipal, prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores se fazem presentes, como uma forma de reconhecimento ao trabalho dos inúmeros funcionários.
Em certo momento do almoço, após a distribuição de alguns brindes, numa mesa central do local em que se está realizando o evento, sentam-se o prefeito, o presidente da Câmara de Vereadores, o secretário de Administração, algumas autoridades civis e militares, mais um funcionário representando a classe. Como o sentimento efusivo é comum, todos falam e expressam felicitações aos trabalhadores, uns se estendendo mais em suas oratórias, outros sendo mais discretos. No final das comunicações, está destinada a fala do chefe do Executivo Municipal, excelentíssimo senhor prefeito.
O prefeito cumprimenta a todos cordialmente e começa muito bem a sua fala:
- Quero que as pessoas compreendam que quem faz a Prefeitura, o Município... A se desenvolverem não é o prefeito, não são os secretários, não são os vereadores... Na verdade, é cada funcionário que com seu suor e dedicação prestam serviços fundamentais à nossa população... é o professor na escola, o médico no posto de saúde, o lixeiro que recolhe o lixo, o servente que capina; esses merecem o nosso parabéns e para eles que esta data é comemorada. Parabéns a todos vocês funcionários do nosso querido Capão do Leão!
A oratória segue e o prefeito toca num ponto sempre polêmico que são os vencimentos do funcionalismo e os aumentos sempre reivindicados pela classe. Nisso, o prefeito esclarece:
- Estamos sempre preocupados com os salários dos funcionários e esta questão é uma pauta permanente de nossa administração. Com certeza, acreditamos que o funcionário deve ganhar mais e ter melhores condições de trabalho e estamos sempre nos esforçando para isso. Vale lembrar que sempre que o Governo Federal aumenta o valor do salário, procuramos aumentar o salário dos nossos funcionários num índice até maior.
Percebendo que seu discurso estava realmente muito coerente e politicamente impecável, o senhor prefeito complementa:

- O que nos falta é verba, precisamos trazer mais empresas para o município e aumentar a arrecadação. Mas, meus amigos, tenham certeza... o problema é a verba! E não conseguimos ainda dar um aumento maior por causa das condições verbais!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...