segunda-feira, 6 de julho de 2015

Descrição da cidade de Pelotas em 1851

Charqueada em Pelotas no ano de 1904
Fonte da imagem:http://www.vivaocharque.com.br/interativo/artigo21 
Trecho extraído de: CAMARA, Antonio Manoel Corrêa de. Ensaios Stattisticos da Provincia de São Pedro do Rio Grande do Sul, volume 3. Porto Alegre: Typographia do Mercantil, 1851, p. 67-69.

"CIDADE DE PELOTAS
Tem esta praça relações commerciaes com S. Catharina, Santos, Rio de Janeiro, Bahia, e Pernambuco; sendo maior e mais vantajoso o commercio que faz com o Rio e Bahia, do que com as outras em grande parte feito por intermedio da praça de Rio Grande.
Raras são as negociações, directas de Pelotas com as praças estrangeiras, porque essas tem seus agentes em Rio Grande. Todavia alguns carregamentos se preparão em Pelotas para Montevidéo, Buenos-Ayres, Estados-Unidos da América, Havana, Portugal, França, Hamburgo, e outros portos.
Consistindo a maior parte do commercio da cidade em productos de charqueadas, negocio susceptivel de prompta effectiva permutação, é provavel que não seja grande o alcance d'esta com as praças com que se corresponde. Não acontece assim com o commercio das fazendas sêcas e molhadas, pelo qual é esta praça devedora á do Rio Grande, e Rio de Janeiro.
Não é facil determinar a divida de Pelotas, tanto a respeito dos nacionaes como de estrangeiros. Nas mãos destes ultimos está hoje por metade o negocio chamado retalho.
Em todos os tempos diz a memoria que consulto e tenho diante dos olhos neste momento, foi Pelotas, devedora ao Rio Grande, Rio de Janeiro, e Bahia; mas esta divida augmentou-se com os transtornos da ultima guerra como Estados lemitrophes, e com a fluctuação dos cambios pelo depreciamento de nossa moeda: com tudo seus recursos a restabelecerão em poucos annos, e florecia seu commercio quando appareceu a guerra civil q'occasionando perdas consideraveis fez desertar capitaes e capitalistas.
Exporta a cidade com destinação á pórtos nacionaes e estrangeiros, couros de novilho, vacca e de terneiro, charque, aspas, cabello, couro de egua, clina do mesmo animal, carne embarricada, sebo, graixa, canellas, erva-matte, lã; e para Montevidéo e Buenos-Ayres madeiras de construcção, eixos e taboados.
Em todo o municipio de Pelotas o milho, o feijão, e outros farinaceos que produz em pequena escala por falta de braços, mal chega ao consummo dos habitantes.
Apenas de tres annos para cá principiarão as charqueadas de Pelotas á salgar os couros, uns descarnados, outros por descarnar. A experiencia tem mostrado que sendo bem salgados chegão aos portos para onde navegão livres da ponilha e sem perda de pello; todavia Portugal e os Norte-Americanos preferem o couro sêco e de pouco peso.
E' nas charqueadas de Pelotas onde se consomme a maior parte do sal que entra para a Provincia, e occasiões se apresentão em que sua escacez força o charqueador a empregal-o tal qual o encontra no mercado, sem q' lhe seja dado escolher.
Poucas casas nobres tem Pelotas proprias para o commercio, as que existem para este fim vencem por aluguel annual de 500$000 á 1:200$000 reis. O aluguel annual de um armazem é de 400$000 á 600$000 reis. O de uma sala para loja é de 250$000 á 300$000 reis.
Nem sempre cobra a praça de Pelotas promptamente as suas dividas de campanha; as grandes distancias, a falta de officiaes de justiça capazes de prehencherem seus deveres, arrostando grandes incommodos e ás vezes perigos, a morosidade nos processos, a difficil exhibição das provas ou dos documentos comprobativos, e a immoralidade por parte de alguns devedores, tornão essa cobrança bastante trabalhosa e penivel.
Bastante se queixa o commercio desta praça da prompta remessa e entrega de cartas pelo correio. Este clamor é geral na Provincia, e parece q'além de outras causaes de tão grave tortura, muito concorrem para aggraval-a os mesquinhos vencimentos dos empregados da administração dos correios, o resumido numero desses empregados, e a falta de fundos applicaveis a sustentação de seus agentes no interior. << Aqui: diz-me o meu correspondente de Pelotas: ha um agente que se diz do correio, vivendo n'uma pequena loja velha, tão mal pago que não tem quem lhe traga e leve as malas de bordo do Vapor d'onde resulta extravio em nossas cartas, e prejudicial demora na entrega.>> Mais valeria a meu ver augmentar o já oneroso direito imposto sobre as cartas, com tanto que fossem ellas entregues a seus donos prompta e fielmente. Os correios publicos não foram instituidos como um meio de augmentar o rendimento, este objecto é inteiramente secundario: o interesse commercial, a segurança da correspondencia privada é seu primeiro objecto; sacrificar pois o principal ao accessorio, é fraudar, é escarnecer a confiança publica, é desnaturar em seus effeitos um estabelecimento santissimo, de cujas operações certas, regulares e invariaveis dependem os prosperos sucessos das grandes especulacções e transacções comerciaes, e a fortuna social q' nellas assenta."
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...