sábado, 9 de outubro de 2021

Sobrenomes Poloneses - Parte 35

 



851. Dronka - sobrenome patronímico do nome pessoal Andronik, forma eslava-oriental do nome grego Andrónikos.

852. Drop - sobrenome metonímico que significa abertada (espécie de pássaro europeu). Forma figurada para pessoa de cabelo ruivo escuro ou ruivo acinzentado. Também um toponímico relativo a Drop, aldeia no antigo condado de Radzymin.

853. Drozdziel - sobrenome metonímico que significa tordo (uma espécie de pássaro). É uma referência à cor do cabelo ou ao aspecto fugidio do pássaro. Também pode ser uma forma figurativa para músico ou enamorado. Como toponímico pode se referir aos seguintes locais: Drozd, aldeia no antigo condado de Mozyrski; Drozdy, nome de aldeia encontrado nos antigos condados de Grójec, Bielski, Swiecianski, Wilejski, Dzisienski e Labiawski.

854. Drozdz, Drozdzal - sobrenome metonímico que significa levedura. Designa o profissional cultivador e vendedor de leveduras. Também é um sobrenome que tem total correspondência com o item anterior.

855. Drubkowski, Drobkowski - sobrenome que significa coisa pequena. Tem dois sentidos possíveis: uma pessoa de pequena estatura ou uma clareira pequena na floresta.

856. Drwiega - sobrenome metonímico que significa zombeteiro, folgazão.

857. Drygas - sobrenome que significa aquele que distraia, aquele que perturba.

858. Dryndos - sobrenome que designa um tipo de carruagem de aluguel. Provavelmente, o condutor deste veículo.

859. Drzewiecki - sobrenome toponímico relativo aos seguintes locais: Drzewce, encontrado nos antigos condados de Gostynski, Skierniewicki, Kolo, Slupca e Wschowski; Drzewcz, observado no antigo condado de Nowy Alexandry; Drzewica, aldeia no antigo condado de Opoczno; Drzewiec, encontrado nos antigos condados de Nieszawa e Miedzychód.

860. Drzewoszewski - sobrenome toponímico relativo a Drzewoski (nome antigo Drzewoszewice), aldeia na comuna de Dobrzelin, no antigo condado de Plockie.

861. Drzonka - sobrenome que significa caule ou tronco (de árvore). Está associado à profissão de serrador, lenhador.

862. Drzymalski - sobrenome metonímico que designa um homem lento, fleumático. 

863. Dubiecki - sobrenome toponímico relacionado a Dubiecko, cidade no antigo condado de Przemysl.

864. Dubiel - sobrenome metonímico que significa simples, simplório, pessoa humilde. É também uma espécie de peixe dos rios da Europa Oriental. Pode ainda se referir ao construtor de barcaças. Como toponímico, é referência direta à aldeia de Dubiel, na comuna de Kwidzyn, na Pomerânia.

865. Dubiniak - sobrenome derivado de uma palavra polaca para carvalho. Pode ser um nome de casa ou figurativamente um tipo de canoa típica feita a partir do tronco do carvalho, denotando um fabricante deste tipo de embarcação.

866. Dubowski - tem também relação com uma palavra polaca para carvalho. Pode ter relação com o item anterior ou se referir ao profissional extrativista da casca do carvalho, que gera uma resina de aplicações químicas.

867. Duchnik - sobrenome toponímico relativo aos seguintes lugares: Duchny, no antigo condado de Lomza; Duchnów, no antigo condado de Nowy Minsk. Também faz referência a uma espécie de touca de dormir, um tipo de travesseiro. Figurativamente, tem o sentido pejorativo de devasso, homossexual, depravado.

868. Duczmal - sobrenome alemão polonizado, a partir da base Dutz. Dutz é uma forma do nome arcaico alemão Dudo.

869. Duda, Dudkiewicz, Dudziak, Dudzinski - sobrenome metonímico que designa músico, tocador de gaita de foles.

870. Dulas, Dulej - sobrenome metonímico que significa gordo ou grande, homem grande. Também pode ser empregado para um homem que tem excesso de ácido úrico.

871. Dulski - sobrenome patronímico dos antigos nomes eslavos Dól e Dolsk (ambos os nomes tem a mesma raiz etimológica do item anterior).

872. Dumanski - sobrenome toponímico relacionado à aldeia de Dumanów, no antigo condado de Kamieniec. Também pode ter origem etimológica russa e designar o antigo conselho comunal (espécie de Parlamento primitivo) de vilas, cidades e aldeias daquela região.

873. Dunowski - sobrenome toponímico relativo a Duniów, aldeia no antigo condado de Zaleszczyce. Também faz referência a um rio de maior calado ou comprimento ou a um golfo ou baía no litoral.

874. Duperas - sobrenome derivado do substantivo dupa. Tem mais de um sentido possível, sendo possivelmente uma forma figurada para fanfarrão. Pode ainda ter uma conotação geográfica e se referir às "costas" ou "fundos" de um relevo.

875. Duraj - sobrenome toponímico relacionado a Duraj, assentamento na freguesia de Parzeczyn, comuna de Chociszew, no antigo condado de Leczyca. Outros significados: pessoa louca, pessoa intoxicada; ou ainda, buraco, depressão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...