sábado, 30 de janeiro de 2021

O Covil das Almas Penadas



 Por José Antônio Moraes de Oliveira

Havia um velho peão, chamado Fermino, que cuidava das ovelhas nas terras de meu avô. Ele tinha o dom de contar estórias como ninguém. Conhecia muitas lendas dos tempos antigos e até mesmo aquelas que tiravam o sono dos adultos nas noites de ventania. Ao redor do fogão,  arrumando as brasas com o atiçador nos olhava em silêncio e então começava:

"- Era uma vez, um homem que sabia amansar animais com um simples toque de sua viola. Seu nome era João sem Roupa, vestia um poncho preto e só viajava à noite, quando todos estavam dormindo...(...)."

***

Ele estava proibido de assustar a criançada com almas-do-outro-mundo, mas eram essas que Fermino mais gostava de contar. Eram também as estórias que mais apreciávamos - mesmo tremendo de medo na hora de dormir. Fermino começava leve, com lendas como a do Negrinho do Pastoreio ou da Salamanca do Jarau. Mas sempre guardava o melhor para o final. Como quando contava o caso do amaldiçoado Covil das Almas, que os mais velhos diziam que não passava de estória-para-boi-dormir. 

Mas quem ouvia o Fermino contar aqueles casos, com a voz pausada e grave, acreditava em cada palavra:

"- Aconteceu em um lugar na encosta da serra, chamado Capão do Leão. Em uma noite de raios e trovões índios charruas atacaram e incendiaram um acampamento dos invasores espanhóis. Os soldados sobreviventes se esconderam em uma caverna nas proximidades. Lá enterraram um baú carregado de dobrões de ouro. E por precaução, também enterraram espadas, lanças e armaduras, para não serem reconhecidos pela indiada. Mas não conseguiram encontrar a saída da caverna e morreram sufocados. A lenda diz que foi uma maldição lançada pelo   pajé dos charruas. Anos mais tarde, chegaram aventureiros e caçadores de tesouros em busca do ouro. Mas todos e cada um deles, ao procurar sair da caverna morreram vítimas da maldição."

Fermino então fazia uma demorada pausa, mexia nas brasas e encerrava:

"- Desde então, o lugar se chama Covil das Almas Penadas. Mas até   hoje de quando em vez, alguém encontra uma moeda de ouro no meio  da mata."


Extraído do link: https://coletiva.net/colunas/covil-,377048.jhtml

Manoel Pedro Toledo



"Em Pelotas falleceu, aos 26 annos de idade, o cidadão Gentil de Menezes, impressor das officinas do
Diario Popular.

- Na mesma cidade finou-se tambem o commendador Manoel Pedro Toledo, pai do nosso co-religionario major Pedro Toledo.

✤✤✤✤✤

No Rio Grande falleceu, no dia 24, o sr. José Appolinario de Medeiros, viuvo, natural d'este Estado, e empregado aposentado da mesa de rendas d'aquella cidade.

Contava 70 e tantos annos de idade.

- Na mesma cidade finaram-se o sr. Eugenio Alano da Silva, de 38 annos de idade, solteiro, natural d'este Estado, e d. Annalia Vieira Pinto, filha do sr. Felix Pinto, patrão de um dos hiates da carreira d'esta capital."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 01 de Abril de 1893, pág. 02, col. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...