quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Faleceu Gilmar Oliveira Maciel

Com muita lástima, recebemos a notícia do falecimento do nosso grande amigo Gilmar Oliveira Maciel hoje à tarde em Porto Alegre por volta das 15 horas, local em que estava hospitalizado desde o  último sábado dia 20. Maciel -  como era popularmente conhecido - era vigilante da Universidade Federal de Pelotas e um dos personagens mais atuantes da cultura leonense, destacado tradicionalista e um dos fundadores e ex-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Capão do Leão.
O saudoso amigo e sua natural expressividade e simpatia

Nascido em 10 de Junho de 1955, Maciel era cria natural da antiga área do Instituto Agronômico do Sul, hoje Embrapa/campus da UFPel. Aliás, trabalhava na universidade desde 1977. Sempre foi um ser humano muito criativo, ativo, disposto, de bom caráter, pai e avô. Atualmente morava na zona central do município, muito conhecido na comunidade pelas atividades no meio tradicionalista gaúcho e na cultura local. Em várias gestões, ocupou o cargo de Posteiro Cultural do CTG Tropeiros do Sul, chegando ao posto de Patrão do ctg entre 2006 e 2007. Juntamente com o Sr. Antônio Martins, foi criador da "Cavalgada Cultural Conhecendo Capão do Leão" em 2006 - evento que se manteve ininterrupto até o presente. Também atuou no meio sindical, como membro do Grupo de Trabalho dos Vigilantes da UFPel. Em 1988, foi candidato a vereador pelo PMDB. Além disso, colaborou e participou de várias atividades culturais ao longo de sua vida.
Maciel (à direita) empunhando orgulhosamente a bandeira da Cavalgada Cultural "Conhecendo Capão do Leão" - evento em que foi um dos criadores em 2006. À direita, o amigo Arthur Victória

Uma grande perda para todos os amigos. Particularmente, muito do que este blog e seu autor conseguiram publicar ao longo dos últimos dez anos se deve a sua prestimosa ajuda. Somos também muito gratos pelo apoio que Maciel sempre nos deu.
De boina e jaqueta preta - na época em que foi Patrão do CTG Tropeiros do Sul

Fica nossa homenagem à sua memória.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...