segunda-feira, 25 de março de 2019

Histórico do Município de Glorinha/RS


"Glorinha iniciou sua história como vila do Município de Gravataí, sendo conhecida na época como a 'Rua da Glória', em homenagem a Nossa Senhora da Glória. Colonizada inicialmente por descendentes açorianos e lusos, a então Vila Glorinha foi durante vários anos o caminho de tropeiros e carreteiros que se abrigavam sob suas centenárias figueiras.

Com a povoação do território pelos índios, negros e imigrantes alemães, a economia, na época centrada no cultivo da mandioca; se diversificou. Com o tempo foram surgindo pequenas serrarias, sapatarias, selarias e ferrarias.

O crescente impulso da economia fez do Município uma das bacias leiteiras mais importantes do Estado. Hoje, o leite e seus derivados se destacam ao lado das culturas de arroz, soja, milho e da pecuária de corte. Com bovinos diferenciados, Glorinha está investindo na inseminação artificial, proporcionando assim uma significativa melhora na genética do rebanho.

Também de olho no futuro, o setor industrial está em plena ascensão. Com diversas indústrias de pequeno e médio porte, Glorinha vai sediar a multinacional Goodyear, uma das empresas líderes do mercado automotivo. Com previsão de funcionamento para o final de 1999, a multinacional vai gerar mais de 300 empregos diretos.

Com uma população aproximadamente sete mil habitantes e 292 km2, Glorinha faz divisa com os municípios de Taquara (Norte), Gravataí (Sul) e Santo Antônio da Patrulha (Leste). Com padrões geográficos privilegiados, a região é cortada pela RS 030 e pela auto-estrada Porto Alegre-Osório (Free Way)."

Fonte: ATLÂNTICO (RS), 01 de Fevereiro de 1999, pág. 03
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...