sábado, 18 de novembro de 2023

As águas milagrosas do riacho de Sertão de Cima

 



Lê-se no Diario da Tarde, de Curityba:

"Caso verdadeiramente interessante é este que acaba de nos chegar ao conhecimento e que se está passando no Sertão de Cima, municipio de Jaguariahyva.

Trata-se nada mais nada menos do que de um riacho, cujas aguas estão se tornando celebres pelas curas prodigiosas que estão fazendo.

Diariamente chegam a esse local pessoas e familias vindas de S. Paulo, de Matto Grosso e de pontos longinquos do Estado, arrastando as suas doenças até á margem do riacho milagroso.

A superstição fez com que se espalhasse a noticia de que essas aguas possuem qualidades medicamentosas, cujos effeitos serão sentidos por todos quanto as beberem, ou nellas banharem as partes do corpo affectadas de molestia.

Como sempre succede em casos semelhantes, a fé produz curas extraordinarias; ora no local em questão têm chegado doentes que após o uso da agua, voltam a seus penates completamente curados.

O riacho, um pouco acima do ponto em que se reunem os romeiros, rola por entre pedras escuras.

Essas aguas, aos raios do sol, produzem prismas das mais variadas côres... Tem determinado este facto ser acreditado por muitas pessoas no apparecimento de uma santa, chegando algumas a avançar tel-a visto ricamente vestida, como no nicho das igrejas.

Tudo isso concorre para o augmento da crença no milagre das aguas e chamada de concorrencia ao local.

Ainda ha poucos dias passaram por Jacarezinho com destino ao Sertão de Cima, quatro familias, vindas de longe, em busca do lenitivo aos doentes que carregava.

Dar-se-á o caso que tenhamos no Estado uma nova Lourdes?"

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 16 de Agosto de 1899, pág. 02, col. 05

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...