quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Tradições alimentares de Ano Novo

Ao redor do mundo, existem diversas tradições da véspera de Ano Novo para chamar boa sorte, saúde e prosperidade. Eis algumas delas:

1. Macarrão longo
Na China, no Japão e em outros países asiáticos, costuma-se comer qualquer tipo de macarrão bem comprido, pois simbolicamente significa vida longa. O macarrão, segundo a tradição, nunca deve ser cortado ou encurtado, sendo saboreado inteiro na boca, da mesma forma que os italianos costumam consumir o espaguete. Para que justamente o macarrão não se quebre no processo de cozimento, o produto é preparado frito como o tradicional yakissoba.

2. Pão de milho
No sul dos Estados Unidos, principalmente nos estados que fazem parte do "Dixie", o costume é comer um saboroso pão de milho na véspera do ano novo. A crença é que a cor característica do alimento assemelha-se ao ouro, garantindo um ano vindouro de muita prosperidade. Para garantir sorte extra, algumas pessoas inserem grãos de milho inteiros na massa, antes dessa ir ao forno, pois simbolicamente representam pepitas de ouro.


3. Romã
Na Turquia, a romã é um símbolo de boa sorte. Sua cor vermelha, que representa o coração humano, denota vida e fertilidade; além de suas propriedades medicinais que são identificadas a uma boa saúde.As sementes abundantes correspondem ao desejo de um ano novo de muita prosperidade, pois são comparadas a pequenas moedas ou gemas preciosas.





4. Frutas redondas
Comer qualquer fruta redonda na celebração do Ano Novo é uma tradição em muitos países ao redor do globo. Nas Filipinas, a tradição pede que se coma 13 frutas, pois é considerado um número da sorte que traz prosperidade e abundância. Nos EUA e Europa, o costume é saborear 12 frutas, uma para cada mês do ano. As frutas amarelas e ou de tonalidade próxima são especialmente apreciadas por sua semelhança com moedas. Aliás, o quanto mais doces forem as frutas, melhor.


5. Folhas verdes
Tradição encontrada na costa sudeste dos Estados Unidos, em alguns países latino-americanos e na Europa mediterrânica, o consumo de folhas verdes como os diversos tipos de couve e outras hortaliças da mesma coloração, está associado à ideia de abundância de dinheiro. Evidentemente, a superstição está ligada ao fato de que, durante muito tempo, a maioria das moedas nacionais era impressa num matiz predominante verde, sendo o exemplo mais famoso o dólar americano. O costume exige, por outro lado, que se evite consumir vegetais de cor roxa ou mais escura - simbolicamente associados à ideia de luto ou tristeza.

6. Arenque em conserva
Na Alemanha, na Polônia, na Escandinávia e nos Países Bálticos, acredita-se que comer arenque trinta minutos após a meia-noite do Ano Novo, assegura um ano de muita prosperidade e recompensas. Como esse peixe abunda nas águas dos mares do Norte e Báltico, é um alimento associado à ideia de "frumento básico" das populações que dependem do mar. Além disso, sua cor prateada remonta ligeiramente às antigas e cobiçadas moedas de prata de séculos passados, mais valiosas que as moedas de cobre e latão que circulavam entre a população mais pobre. Sobretudo, o arenque em conserva é considerado um bom presságio de fortuna para o ano que se inicia. Na Escandinávia, normalmente o arenque em conserva (forma mais disseminada de seu consumo) é acompanhado com pão preto (ou torradas) e batatas. Já na Alemanha, a preferência é comê-lo na forma de Rollmops - arenque em conserva enrolado em torno de meio pepino ou numa cebola. Os suecos apreciam o arenque fermentado na salmoura - o Surströmming. Na Holanda, a ordem é consumi-lo cru acompanhado de cebolas igualmente cruas.

7. Peixes inteiros
Na China, a palavra "peixe" tem um notável similaridade sonora com a palavra "abundância". Por isso, nas regiões costeiras da China e nos países dos arredores, uma pessoa consumir um peixe inteiro no Ano Novo é visto como um infalível ritual de boa sorte. É importante, entretanto, que o peixe seja servido com a cabeça e a cauda intactos, bem como essa a forma que se deve saboreá-lo, pois, do contrário, tanto os primeiros meses quanto os últimos meses do ano estariam "excluídos" da boa-aventurança do ano vindouro.

8. Carne de porco
Costume conhecido entre os brasileiros, o consumo de carne de porco na festa de Ano Novo está vinculado à ideia de que é um animal que representa progresso, pois quase nunca anda para trás e usa seu focinho sempre para a frente ao procurar alimento. A tradição é comum também em Cuba, Espanha, Portugal, Hungria e Áustria. Inclusive, em alguns países europeus, na noite do Ano Novo é também hábito folclórico assar pequenos biscoitos com o formato do animal em que se usa a própria gordura do suíno, nata e amêndoas. De mesmo modo, tudo aquilo que remeta ao consumo de galinhas ou outras aves (ou mesmo a representação de algumas delas) é totalmente rejeitado na noite do ano novo, pois são considerados elementos de mau agouro.

9. Lentilhas
Além de estarem comparadas por seu formato a moedas, as lentilhas enquanto símbolo de prosperidade financeira, ganha eco na passagem bíblica do livro do Gênesis em que, Esaú, filho mais velho de Isaac, abre mão de seu direito de primogenitura por um prato deste delicioso cereal oferecido por seu irmão Jacó. De fato, Esaú "vendeu" a sua benção de filho mais velho por um prato de lentilhas, porém, de acordo com o mesmo livro do Gênesis, Esaú foi um homem muito rico e com muitas propriedades. A tradição de se apreciar um bom prato de lentilhas é comum a maioria dos países latino-americanos. Já os italianos preferem servi-las acompanhadas de salsichas. Na Hungria, a receita de praxe é uma espécie de sopa de lentilhas temperada com ervas. Guardar lentilhas na carteira no primeiro dia do ano, sendo estas oferecidas pela pessoa mais velha da família, também é outro ritual associado à ideia de prosperidade material.

10. Feijão-fradinho
No sul dos Estados Unidos, é considerado um símbolo de prosperidade e boa sorte, devido à sua aparência que lembra a moeda de um centavo de dólar. Por isso, o feijão-fradinho, que é conhecido nos EUA como black-eyed peas, é tradicionalmente servido na forma de uma receita tradicional no almoço Ano Novo - o Hoppin' John - que é preparado com arroz branco de grão longo, salsichas de andouille, bacon, presunto defumado, espinafre, pimenta jalapena e outros temperos. No dia seguinte, a sobra requentada do Hoppin' John torna-se o Skippin' Jenny e também deve ser consumido com prazer, pois segunda a crença, a sorte e a prosperidade são "dobradas" com toda a garantia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...