quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Os fanáticos de João Conselheiro - um episódio da Guerra do Pinheirinho

 



O irmão do Conselheiro

Sobre os successos occorridos ultimamente nos municipios de Lageado e Estrella, no Rio Grande do Sul, temos mais as seguintes notas colhidas na ultima mala chegada daquelle Estado.

O Alto Taquary adianta o seguinte:

Entre as forças estadoaes e os fanaticos de João Conselheiro travou-se medonho conflicto, a tiro e a ferro, sahindo da barraca mais de 30 bandidos, armados de facão de larga lamina, espadas, outras armas e páos. De uma casa proxima surgiram tambem numerosos bandidos.

O subdelegado Napoleão, depois de descarregar o revólver, teve de fugir diante do numero, sahindo illeso. Cahiu Guerino Lucca com tres ferimentos por arma branca, arrastando-se em fuga, sem poder ir longe. Elle viu estar matando o irmão; viu a degolla e encommendava-se a Deus, esperando o mesmo destino.

Entretanto, luctava como um verdadeiro leão. O caixeiro viajante Eduardo Sattler, foi o ultimo a cahir na arena do combate. Levava elle uma Winchester, um revolver e um facão.

Empregou com exito o primeiro tiro, matando um dos bandidos. O segundo tiro falhou. A arma havia sido engasgada. Nessa occasião recebeu elle extenso ferimento na cabeça. Atirou a arma fóra, espumando de raiva, desembainhou o facão, que segurou com a mão direita e com a esquerda o revólver. Feriu muitos, mas cahiu vencido pelo numero. Quando este heróe cahiu, Pedro Montini, ferreiro no Encantado, também já ferido gravemente, e João Ferri, negociante, com extenso talho da cabeça ao rosto, trataram de fugir, bem como outros já sem munição. Guerino arrastou-se em direcção ao matto. Um dos bandidos correu sobre elle para degollal-o. Pedro Montini acudiu a tempo, matando com certeiro tiro na cabeça o bandido, que cahiu ao lado da victima. Outro bandido quiz ainda degollal-o, mas o Monge gritou: - deixa este para depois.

Guerino tratou de reunir todas as forças que tinha e conseguiu ir ao matto, onde cahiu desfallecido. Estava abrigado pela selva. João Ferri, Pedro Montini e outros passaram então o rio para a margem direita, onde estavam doze homens de reserva, assistindo ao tiroteio, ouvindo os gritos da lucta, sem poderem auxiliar os companheiros por falta de canôa. Independentemente havia ficado a reserva sem meios de realisar a passagem do rio. Chegados ao Encantado os feridos e derrotados, enorme panico produziram na pacifica e laboriosa população.

Sattler e Lucca ficaram roubados em relogios, correntes e em todo dinheiro. Quando matavam estes dois, gritavam os bandidos: - venham mais! venham mais! que hão de vêr!

Os bandidos só empregam arma branca e com estas se batem como féras. O Monge sempre lhes diz:

- Aquelle que morrer, dentro de oito dias ressuscitará...

Os conselheiristas são ignorantes e não conhecem tactica militar alguma.

- Na cruz da cova em que se acha enterrado Sattler, ha o seguinte escripto: Eduardo Sattler, morreu por defender os amigos, 3 de maio de 1902.

Poucos dias depois destes factos, 60 homens da brigada militar atravessaram o passo do Encantado em direcção aos Pinheirinhos, no municipio de Estrella.

Mais de vinte homens seguiam pelo lado do Encantado, tomando posição em frente aos Pinheirinhos, na margem direita do rio Taquary. Ahi chegados deram seis descargas contra as mattas dos Pinheirinhos, onde se achavam já outros 60 homens que haviam seguido primeiramente, isto é, 1/4 de legua distante do logar onde se achavam Enéas, padre Monge e sua gente. Via-se sahir fumaça das mattas. Eram os mongistas que faziam fogo para aquentar agua e apromptar comida.

Os vinte soldados da brigada fizeram mais algumas descargas. Repentinamente um homem, um mongista, rapaz forte, honesto valente e audacioso, surge do matto. Vinha reconhecer o inimigo. Queria ver quantos homens eram os da brigada, O tenente Teixeira, commandante da força, appareceu nessa occasião com 30 homens dos 60 que haviam partido para Pinheirinhos. O audacioso jagunço deu um signal, assolando bem alto e os mongistas fugiram, levando comsigo barracas e algumas panellas, deixando outras cousas. O tenente Teixeira, minutos depois chegava ao logar onde se havia dado o encontro de Sattler e os irmãos Lucca, contra a gente de Enéas. Incendiaram logo a casa deste ultimo. Foram encontrados nesta occasião tres mongistas mortos. As forças da brigada e dos patriotas são em numero de 250 homens e guarnecem: Campinho, Passo Jacaré, Barra do Guaporé, uma colonia de propriedade de Enéas, em Pinheirinhos e muitos outros logares transitaveis. Os mongistas são sempre acompanhados por mulheres e crianças.

Fonte: GAZETA DE NOTICIAS (Rio de Janeiro/RJ), 30 de Maio de 1902, pág. 02, col. 04-05

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...