domingo, 7 de dezembro de 2025

Duelo defronte à Bibliotheca Pública Pelotense

 



Conflicto

As folhas recebidas hoje de Pelotas pelo Mercedes, contam assim o conflicto alli ocorrido entre dois advogados do fóro, antes desafiados para um duello que não se pôde effectuar por intervenção de amigos:

Hontem, ás 11 horas da manhã mais ou menos, deu-se nesta cidade, na frente do edificio da bibliotheca publica pelotense, um conflicto entre os advogados deste fóro, dr. Julio da Costa Cabral e Alvaro da Silva, que ultimamente alimentaram pela imprensa local violenta discussão.

São estas as declarações prestadas na policia, historiando o facto, pelas duas partes interessadas:

Disse o dr. Costa Cabral que achando-se á porta da intendencia, onde devia assistir a uma audiencia do sr. juiz districtal, como advogado de uma das partes, ao ver para ahi encaminhar-se o sr. Alvaro da Silva, advogado da parte contraria, foi ao seu encontro, perguntando-lhe se queria naquelle mesmo local o desagravo, a que se referira a polemica na imprensa, e antes que podesse proferir quaisquer palavras, o sr. Alvaro da Silva puchou de um rewólver, servindo-se então o dr. Cabral do chicote que comsigo trazia e com o qual vergastou o adversario, que despejou sobre elle a arma de fogo, não lhe acertando o projectil e obrigando-o a não fazer mais uso do rewólver por uma pancada que lhe deu na mão.

A seu turno, declarou o sr. Alvaro da Silva que vindo a seu encontro o dr. Costa Cabral, levantando um chicote sobre elle, puchou, diante de tal agressão, de um rewólver que trazia de casa para limpar, com o qual deu um tiro para o ar no intuito de assustar o seu contendor, que correu sobre elle de chicote, defendendo-se elle aggredido, que botara no bolso a arma, com uma bengala. Os dois adversarios foram separados com a intervencção de diversas pessoas que accorreram ao local do conflicto, pondo-lhe termo.

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 22 de julho de 1899

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...