quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Sobrenome Echenique


"ECHENIQUE - Sobrenome espanhol, mais especificamente basco. Supõe-se que seja de procedência toponímica. Deriva de 'etx' - termo basco que significa 'casa'.

Os Echeniques do Brasil são originários de Arizcum, Vale de Bazan, província de Pamplona, região de Navarra, Espanha. 

Também se encontra a variante ETCHENIQUE."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 19 de Setembro de 1991, pág. 02 

Sobrenome Cerveira


"CERVEIRA - Toponímico. Denomina o lugar onde há cervos. O solar desta linhagem é a Quinta de Cerveira, em São Payo de Pousada, próximo à Braga.

Personalidades: Afonso Cerveira, um dos primeiros exploradores portugueses da África, participou das expedições enviadas por D. Henrique à Guiné, em Benin foi feitor da Fazenda Real aos tempos de Afonso V, deixou valiosas memórias; Antônio Rebelo Cerveira, pregador português, contemporâneo do Padre Antônio Vieira (1678-1730).

Em Portugal, é uma localidade chamada Vila Nova de Cerveira."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 26 de Junho de 1991, pág. 02

A colônia militar do Alto Uruguai


"O Mercantil publica uma interessante noticia sobre a colonia militar do Alto Uruguay.

Pedimos venia para reproduzir estes trechos:

'A colonia demora na margem esquerda e occidental do magestoso rio Uruguay, approximadamente na latitude de 27o, 16' sul, e na longitude de 54o, 1', 21" Oeste, ambas referidas ao meridiano de Greenwich. Occupa uma área superficial de 405.000:000 de braças quadradas, já quasi toda subdividida em lotes urbanos e ruraes, estes de 302.000 metros quadrados e de metade, e aquelles de extensão variavel, entre os rios Turvo e Herval Grande, tributarios do Uruguay.

O solo de toda a colonia é uberrimo, produz todas as plantas da Europa e da zona intertropical, porque as terras mais propinquas ao Uruguay não são damnificadas pelas geadas.

A bananeira e mamoneiro parecem silvestres, pois deparam-se com ellas nos mattos, e o cafeeiro, algodoeiro, a cana d'assucar, e mandioca produzem excellentemente.

A população é de 710 almas.

Há 14 engenhócas de moer cana para o fabrico d'agoardente, melado e rapaduras; cinco atafonas, para o fabrico de farinha, e duas olarias de telhas e tijolos. Exporta todos estes productos e milho, herva-matte, fumo e madeiras de construcção civil, naval e de marcenaria, de que são riquissimas as florestas que a circundam."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 17 de julho de 1886, pág. 02, col. 05
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...