quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Nossa visita à região da Quarta Colônia de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul

Sobrado típico na agradável e simpática cidade de São João do Polêsine

Tivemos a oportunidade de, numa excursão promovida pela Secretaria de Educação de Pelotas, visitar alguns lugares da chamada região da Quarta Colônia da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, no último dia 29 de novembro de 2017. Uma viagem repleta de agradáveis surpresas e muito conhecimento, numa zona marcada pela herança dos imigrantes italianos.

Monumento ao Centenário da Imigração Italiana em São João do Polêsine, erguido em 1993

A região localizada na Depressão Central do estado, composta pelos municípios de Silveira Martins, Ivorá, São João do Polêsine, Faxinal do Soturno, Dona Francisca, Nova Palma, Pinhal Grande e parte dos municípios de Agudo, Itaara e Restinga Seca, recebe a denominação de "Quarta Colônia" devido ao fato dos imigrantes italianos terem se estabelecido naquele perímetro em 1877, após ter se iniciado o processo de ocupação da zona da Serra. No caso, as "três primeiras" teriam sido Campo dos Bugres (Caxias do Sul), Dona Isabel (Bento Gonçalves) e Conde D'Eu (Garibaldi), todas justamente na região da Serra. Fato que também confere à região da "Quarta Colônia" uma singularidade, pois a chegada dos procedentes da Península Itálica ocorreu numa área relativamente mais afastada das três primeiras.

Monumento à Nossa Senhora de La Salette, em São João do Polêsine

Mural em homenagem aos Tropeiros, São João do Polêsine

Após uma pequena parada no município de Agudo, tivemos a oportunidade de conhecer a interessante zona central de São João do Polêsine, sendo muito bem recebidos pela população local. Há um boa variedade de locais turísticos acessíveis, que requerem apenas uma pequena caminhada a pé. A igreja matriz de São João Baptista possui um interior muito bonito, repleto de belos vitrais. No fim da manhã, tivemos a oportunidade de visitar o CAPPA (Centro de Apoio a Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia), onde existe um museu paleontológico bem organizado.

Vitral na Igreja matriz de São João do Polêsine

Lindo mural no teto da igreja matriz de São João do Polêsine

O efeito de luz nos vitrais da igreja matriz de São João do Polêsine

Representação dos fósseis da evolução humana no CAPPA - Centro de Apoio e Pesquisa a Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia - em São João do Polêsine

Detalhe da exposição no museu do CAPPA

Representação de um fóssil de dinossauro

Madeira petrificada na área externa do CAPPA

Próximo à zona central de São João do Polêsine, deslocando-se não mais do que dez minutos de ônibus, visitamos à antiga casa do missionário católico João Luiz Pozzobon, personalidade relacionada ao Movimento de Schoenstatt. Por volta do meio-dia, seguimos até o bonito e organizado distrito de Vale Vêneto, ainda no município de São João do Polêsine, onde almoçamos no Restaurante Romilda, tipicamente italiano. No lugar, apreciamos a incrível variedade de licores, além de saborear um delicioso risoto e o suco de uva também muito gostoso.

Casa de João Luiz Pozzobon, em São João do Polêsine

Interior da casa de João Luiz Pozzobon com objetos antigos

Igreja de Corpus Christi em Vale Vêneto

Aspecto de Vila Vêneto

Simpático monumento à imigração italiana em Vale Vêneto

Prédio que abriga o Museu do Imigrante Italiano Eduardo Marcuzzo

O Museu do Imigrante Italiano Eduardo Marcuzzo é um dos mais bonitos, organizados e completos que já visitei, com um rico acervo relacionado à imigração italiana na região. Salas muito bem dispostas e organizadas que transmitem uma sensação de retorno ao passado. Logo em seguida, rumamos até a cidade de Silveira Martins, onde conhecemos a zona central e o Monumento ao Imigrante Italiano. Por fim, ainda visitamos o distrito de Arroio Grande, pertencente ao município de Santa Maria, onde conhecemos uma interessante produção de cutelaria artesanal.

Interessante peça no porão do Restaurante Romilda

Interior do Museu do Imigrante Italiano Eduardo Marcuzzo

Interior do museu

Interior do museu

Interior do museu

Interior do museu

Interior do museu

Igreja de Santo Antônio de Pádua em Silveira Martins

Monumento à Imigração Italiana em Silveira Martins

Monumento a Giuseppe Garibaldi em Silveira Martins

Hotel Pippi em Silveira Martins

Colégio Bom Conselho em Silveira Martins

Bandeiras no Monumento ao Imigrante em Silveira Martins

Detalhe em alto-relevo do Monumento ao Imigrante em Silveira Martins

As belas serras da região (foto captada em Silveira Martins)

Uma cutelaria no distrito de Arroio Grande, Santa Maria

Excelente passeio cultural, barato enriquecedor, numa região acessível pelas mais diversas rotas no Rio Grande do Sul.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...