terça-feira, 21 de julho de 2020

Sobrenome Penteado


"PENTEADO - Sobrenome português, primitivamente alcunha. Pessoa que costumava andar sempre de cabelos bem postos. Documenta-se no século XVI. A família Penteado é um dos ramos dos 'Vernek' de Viana do Castelo. Kaspar Werneck, casado com a portuguesa Mariana Roiz de Magalhães deu origem à família Werneck ou Verneck, em Portugal. Ele e os descendenes tendo vindo a Portugal no século XVII, época das grandes cabeleiras à moda de Luís XIV, gostavam de ostentar os penteados da moda. Em breve ficaram conhecidos sob o apelido de 'Verneck, os Penteados'. Com o decorrer do tempo caiu os Verneck para o ramo que mais se esmerara nas cabeleiras, permanecendo o Penteado como apelido de uma nova família portuguesa que se ramificou no Brasil."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 12 de Novembro de 1993, pág. 02

Sobrenome Lousada


"LOUSADA - Sobrenome português toponímico. Significa 'lugar onde há lousas', isto é, 'lâminas de pedra'. Também nome de localidade em Portugal. Variante: LOUZADA."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 06 de Agosto de 1993, pág. 02

Sobrenome Calheiros


"CALHEIROS - Aquele que lida com calha ou calhe. Do latim 'callis'. Os Calheiros procedem de Nuno Soares, o Velho (viveu durante o século XII), bisneto de Dom Arnaldo de Bayão e de sua mulher D. Elvivera Touris. Seu solar foi a freguesia de Calheiros junto à Ponte de Lima."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 06 de Novembro de 1990, pág. 03

Eleições em Lajeado em 1891


"Villa do Lageado

✤✤✤✤✤

D'esta localidade nos escrevem, em data de 16 do corrente:

'Hontem effectuou-se a prima eleição para membros do 1o. conselho municipal d'esta villa. Como era de esperar, triumphou a chapa apresentada pelo partido republicano, composta dos cidadãos Joaquim Pereira Fialho de Vargas, João Dullius, Frederico Jaeger, Baptista Lucas filho, capitão Felippe Bender, major Frederico Heineck e João Worm.

Apezar da cabala infrene empregada por parte da celebre colligação, actualmente conhecida por - partido federal -, venceu, por grande maioria, a chapa republicana.

Na ante-vespera da eleição receberam diversos chefes colligados cartas d'ahi, aconselhando-os a pleitearem a eleição, afim de fazerem os supplentes.

Como sempre, mentiu o orgam dos colligados quando aconselhou aos seus co-religionarios abstenção no pleito que hontem, aqui, feriu-se; e, tanto é assim, que os colligados pleitearam a eleição palmo a palmo, á excepção do cidadão João Marques de Freitas, que, segundo consta, acha-se desgostoso e afastado da politica, devido á impatriotica direcção que ao partido tem, ahi, imprimido os chefes ostensivos.

Emquanto que o partido republicano não dava um passo em favor da eleição, deixando-a correr livremente, os nossos desleaes adversarios de todos os meios lançaram mão, contraíndo com o eleitorado compromissos que nunca poderão cumprir.

Tão empenhado se mostrou o partido federal da capital em eleger, aqui, supplentes, que mandou o cidadão A. dos Santos Pinto disputar ao partido republicano a eleição na secção do Encantado, onde esse cidadão envidou todos os esforços para que triumphasse a chapa da colligação, de que é fervoroso adepto.

Baldado esforço o dos nossos adversarios; o povo soube dignamente repellil-os, mostrando, mais uma vez, que os inimigos da ordem e do progresso d'este prospero municipio não têm o seu apoio.

✤✤✤✤✤ 

Na chapa da colligação occupava um lugar um certo escriptor do Pionier, jornal allemão, que dá pelo nome de - Schlabitz -, e que, antes da eleição, já se julgava eleito; passou, porém, pelo dissabor de ser estrondosamente derrotado.

De nada lhe valeram os esforços que empregou sua esposa, cabalando a torto e a direito, até a quem não era eleitor.

✤✤✤✤✤

Não menos infeliz foi o sympathico e intelligente negociante Dick, de S. Gabriel, que tambem estava em chapa; desapontou devéras quando soube do resultado final da eleição; em politica, ainda d'esta vez não lhe foi favoravel a sorte sendo o menos votado da chapa, isto é, o mais furado.

Um outro candidato, morador no lugar denominado - Sampaio -, e do qual momentaneamente não nos lembramos o nome, mas que n'este municipio é muito conhecido pelo constante uso que faz de uma blusa de baeta encarnada, tinha tanta certeza de ser eleito, que se deu ao insano trabalho de organisar um projecto de lei organisa, um dito de orçamento de receita e despeza, e um dito de um codigo de posturas, projectos estes que pretendia apresentar á consideração do conselho municipal, si eleito fosse.

Mas, cruel decepção!

As urnas lhe foram adversas. Tendo conhecimento do resultado final da eleição, montou o seu pingo e foi al la cassa... chorar na cama, que é lugar quente.

✤✤✤✤✤

Consta que os actuaes chefes do partido federal n'esta localidade resolveram, em reunião hoje effectuada, passar-se, com armas e bagagens, para as fileiras republicanas, pois que a ultima eleição (de hontem os convenceu de que a maioria do povo está ao nosso lado, sendo, portanto, infructiferos todos os esforços que porventura continuem a empregar.

✤✤✤✤✤

P.S. - Por esquecimento, não foi acima declarado que o invencivel chefe Hexsel tambem não pleiteou a eleição, despeitado por não ter o seu nome sido incluido na chapa dos...luzeiros."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 24 de Outubro de 1891, pág. 02, col. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...