segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Carne de Onça

 



CARNE DE ONÇA

2 porções

15 minutos

Fácil

* 300 g de coxão mole moído

* 1 xícara (chá) de cebola roxa picada

* 1 colher (sopa) de mostarda escura, mais um pouco para servir

* Suco de 1 limão

* Molho de pimenta

* 1 gema

* Azeite de oliva

* 2 fatias de pão preto

* 1/2 xícara (chá) de cebolinha-verde


Junte a carne, sal, metade da cebola, a mostarda, o suco de limão, algumas gotas de molho de pimenta, a gema e um fio de azeite. Misture até ficar uniforme. Aqueça o pão no forno 180 graus centígrados, por 2 minutos, até a borda firmar. Distribua a carne sobre o pão e cubra com a cebola restante e a cebolinha-verde. Sirva com mostarda escura.

ESMIUÇANDO

A receita surgiu no restaurante curitibano Embaixador, na década de 1950, e então ganhou os botecos até virar patrimônio imaterial da cidade. Quando pesquisei a origem do petisco, ouvi várias versões. Uma delas é a história de que, um belo dia, a onça que andava passeando pelas fazendas da região havia aparecido morta - ao mesmo tempo em que surgia o tira-gosto, para escândalo de todos na cidade. Outra versão, menos fantasiosa e mais provável, diz que, por vir carregada de ervas e cebola crua, a receita é responsável por provocar um forte "bafo da onça".

Fonte: INSTITUTO BRASIL A GOSTO. Básico: Enciclopédia de receitas do Brasil. São Paulo: Melhortamentos, 1a. ed., 2017, págs. 39-40.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...