terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Sobrenome Pohren

 



Sobrenome alemão toponímico referente à antiga aldeia de Pohren (nome lituano Poros), mencionada pela primeira vez em 1468. Hoje a antiga aldeia é denominada Razdolnoye e pertence ao município rural de Progranitschny, no distrito de Bagrationovsk, oblast de Kaliningrado, Rússia. Isso desde 1945, quando a região de Kaliningrado foi anexada pela então União Soviética.

Etimologicamente, Pohren provém do sufixo do alto alemão medieval pohr ou por que significa escavar, prefurar. Portanto, local que foi escavado, que sofreu ação humana (provavelmente para fins de assentamento agrícola).

Sobrenome Trega

 



Sobrenome italiano originário do dialeto de Gênova e que significa "passagem, ponto de trânsito de pessoas e/ou cargas, estrada". Por extensão, aquele que mora num local com essa característica. É portanto um sobrenome dialetal, porém encontrado mais especificamente no Vêneto do que em Gênova. Há núcleos espalhados em outras regiões do norte e centro da península.

Na verdade, trega no dialeto genovês é passagem, porém em alguns falares do dialeto siciliano (sul da Península Itálica). Por isso, é possível que muitas vertentes do sobrenome sejam em sua origem sicilianas e não genovesas. O fato é que houve homônimos que surgiram em diferentes épocas e locais, embora com o mesmo significado. 

Trega provém etimologicamente do latim trajectum, isto é, trajeto, passagem, estrada, caminho.

Sociedade Recreativa e Sportiva Força e Luz

 



Sociedade R. e S. Força e Luz

Composta de funccionarios da Light & Power, desta cidade, foi fundada a 14 do corrente, a Sociedade Recreativa e Sportiva Força e Luz, com a finalidade de difundir a pratica do desporto e proporcionar toda a classe de diversões a seus associados.

Na referida data, em sessão de assembléa geral, foi escolhida a primeira directoria, a qual ficou assim constituida:

Presidente de honra, C.O. Bossemeyer; presidente, A.J. Arute; secretario, T.O. Etaloft; thezoureiro, F. Tavares.

Directores de mez: Max Stauffert, Tennis Breedveld, E. Bertholdi, A. Rosa da Silva, A. Rosenthal, J. Guadalfajara, J. Trápaga, W. Roland, C. Vack, E. Eskenazi, F. Macalão e J. Scotto.

Director do patrimonio, Otto Zimer.

Directores sportivos: Foot-Ball, Manoel Nunes; Ping-Pong, Luiz Ernest; Hockey, E. Giacobbe; Athletismo, F. Huebner.

Fonte: CINE-LUZ (Pelotas/RS), edição 01, número 08, 27 de novembro de 1932, pág. 12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...