sábado, 22 de fevereiro de 2020

Sobrenome Esmeralda


"ESMERALDA ou ESMERALDO - Como sobrenome documenta-se desde 1520. Tem como referência a pedra preciosa desse nome. Os Esmeraldo procedem de João de Esmeraldo Flamengo, que povoou a Ilha da Madeira no século XV."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 19 de Setembro de 1991, pág. 02 

Sobrenome Bittencourt


"BITTENCOURT - Sobrenome muito comum em Portugal e no Brasil. João de Bittencourt, navegador, foi quem descobriu as Canárias, em 1417. Seu sobrinho Maciot foi residir na ilha da Madeira e sua filha D. Maria consorciou-se com D. Rui Gonçalves da Câmara, capitão da Ilha de São Miguel. Os Bittencourt residem em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, em áreas povoadas pelos açorianos. Provavelmente vieram com eles.

A origem deve ser remotamente toponímica e germânica. Pode ter sido nome de granja ou propriedade. O primeiro elemento seria nome alemão. O segundo, derivação do latim, 'cochors' ou 'cochortis'. No entanto, interpreta-se 'bett(e)' também como acelga ou beterraba. Neste caso, significaria 'terreno de acelgas'.

Os BETANCOURT destacaram-se em territórios povoados por espanhóis. Agustín de Bettancourt foi jornalista e estadista venezuelano (nascido em 1908).

Personalidades: Carlos Machado de Bittencourt, militar brasileiro, veterano da Guerra do Paraguai, salvou, com sua própria vida, o presidente Prudente de Morais (1840-1897); Pedro Calmon Muniz de Bittencourt, o famoso historiador Pedro Calmon.

As formas BITTENCOURT E BETANCOURT, bem como as variantes simples BITENCUR, BETANCUR, embora apresentem um traço que remete a uma origem francesa, historicamente são sobejamente encontrados na Península Ibérica e América Latina, o que indica a migração de um cavaleiro com esta alcunha na Idade Média para os primitivos reinos ibéricos."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 02 de Setembro de 1990, pág. 03

O que os belgas sabiam sobre o Brasil no século XIX


"As folhas estrangeiras dão publicidade a muitas cousas engraçadas sobre o Brazil.

Esta é do Imparcial de Gand, Belgica, de 16 de maio ultimo:

'O Brazil é actualmente victima de um flagello de nova especie, cujas ultimas noticias são assustadoras.

Trata-se de uma verdadeira devastação feita por myriades de ratos de tamanho enorme, pertencentes ao genero hesperomys, rato do Poente.

Esses animaes destroem em alguns dias colheitas inteiras. Em Lourenço plantações inteiras de milho, atacadas uma manhã por milhares d'esses roedores, no dia seguinte estavam destruídas. As plantações de batatas têm o mesmo destino; depois de devorarem a planta, os ratos desenterram a batata e roem-n'a. As aboboras-meninas são atacadas e esvasiadas; o centeio, a aveia, a cevada, absorvidos.

Depois os ratos atacaram a habitação humana; á excepção do ferro, do vidro e da pedra, tudo o mais foi roído, até os proprios cascos das vaccas, até os cevados nos chiqueiros.

Camponezes acordavam-se á noite com ratos a roerem-lhes os cabellos.'

Até os cascos das pobres vaccas não escaparam... á fertilidade imaginativa do noticiarista belga..."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 31 de Julho de 1886, pág. 01, col. 05
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...