terça-feira, 10 de agosto de 2021

Sobrenomes Poloneses - Parte 03

 



51. Antczak, Antkowiak, Antków, Antoni, Antosiak, Antosik, Antosh - patronímico do nome Antoni (Antônio em português).

52. Antoszewski - patronímico do nome Antoni (Antônio em português). Também pode ser um toponímico referente à aldeia de Antoszew, em Panevezy.

53. Antyga - pode ser um patronímico do nome Antoni (Antônio em português), bem como uma forma para indicar ancião, velho, antigo morador de um local.

54. Anuszewski - patronímico do nome Jan (João em português). Também pode ser um toponímico relacionado a Anusin - nome de local que se encontra em Ilzecki, Chelm, Krasnystaw, Bielski, Oszmianski, Nowogradwolysnki e Wlodzimierski. Também pode ser um toponímico de Anusy, aldeia em Telszew.

55. Anutta - patronímico do antigo nome prussiano Anute.

56. Anyszka - patronímico do nome Jan (João em português). Também pode ser um metonímico relacionado à anis (planta), dado esta ser uma especiaria de largo uso histórico na Europa Central e Oriental.

57. Anzorge, Ansorge - pessoa despreocupada, pessoa tranquila.

58. Apanasowicz - patronímico do nome Athanasius.

59. Apfel - maçã. Por extensão, o comerciante de maçãs ou o comerciante de frutas. Também pode se referir às "maçãs do rosto". É um sobrenome mais comum entre os pomeranos.

60. Apfelbaum, Appelbaum - macieira. Indica uma referência geográfica, isto é, aquele que mora próximo ou junto a uma macieira. Também usado por judeus por razão religiosa específica. 

61. Appell - mesmo significado do item 59. Também pode ser uma forma patronímica curta do nome Albrecht.

62. Aptowicz - em sentido literal, "filho do abade". Todavia, dentro do contexto histórico, o membro superior de uma irmandade profissional, de uma guilda.

63. Arabik - uma espécie de carruagem própria da Europa Oriental. Em menor proporção, pode se referir a uma árabe.

64. Arastek - patronímico do nome ucraniano Harasym (significado honrado); também pode estar relacionado ao adjetivo arcaico arasny que significa bonito; por fim, pode indicar um antigo tecido de lã que se caracterizava por sua leveza.

65. Arcimowicz, Arciszewski - patronímico do nome Artemij (Artêmio em português).

66. Arcon - do termo arcaico harc que significa bravo, intrépido, corajoso.

67. Ardner, Ardyn - patronímico do nome Arnoldt (Arnaldo em português). Pode ser também um metonímico para orgulhoso, arrogante, altivo, audacioso.

68. Aremborst - fabricante de bestas, besteiro.

69. Arend, Arendt, Arent, Arents - patronímico curto do nome Arnoldt (Arnaldo em português).

70. Argert - metonímico que significa bruto, pesado, ruim, forçoso.

71. Arkitek - arquiteto. Porém, também pode ser um patronímico do nome prussiano Arkus (significa indomável), dado encontrar-se os sobrenomes lituanos Arketh, Arkete, Archut, Arkuth e Arkutis com essa correspondência.

72. Armada - pode ser um sobrenome de origem ibérica com o significado explícito. Porém, mais provável que venha do alemão harm que significa arminho (animal).

73. Armanowski - patronímico do antigo nome polaco Arman, que equivale ao nome alemão Hermann (Hermano em português).

74. Armata, Armatys - canhão, canhoneiro, soldado que manuseia um canhão.

75. Armborst, Amrbursch, Armburst - fabricante de bestas, besteiro.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...