sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Faleceu Aldyr Garcia Schlee, criador da camisa da Seleção Brasileira e do mascote Gato-Pelado do Colégio Municipal Pelotense


Faleceu na noite de ontem, por volta de 20h30min, o escritor, jornalista e professor de Direito, nascido em Jaguarão/RS no dia 22 de Novembro de 1934, Aldyr Garcia Schlee, que estava internado há cerca de dez dias no Hospital da Sociedade Beneficência Portuguesa, em Pelotas.

As imprensas local, estadual e nacional estão dando ampla cobertura ao fato e mais informações sobre a sua biografia podem ser achadas facilmente na web. Schlee estava radicado já há alguns anos em Capão do Leão (veja neste link do ano de 2008: https://professorjoaquimdias.blogspot.com/2008/08/o-escritor-aldyr-garcia-schlee-fala-da.html), inclusive tendo sido Patrono da Feira do Livro Municipal em 2015.

Eternizado por ser o criador da camisa atual da Seleção Brasileira de Futebol em 1953, num concurso promovido pelo jornal carioca Correio da Manhã, Schlee também foi o
criador do mascote da escola mais tradicional de Pelotas - o Colégio Municipal Pelotense - que traduzia a origem humilde e popular dos seus estudantes: o Gato-Pelado (mais ou menos em 1950 e 1951). Schlee foi aluno da escola e também membro do Grêmio Estudantil do educandário na década de 1950. A instituição também prestou homenagem ao seu ilustre ex-aluno hoje pela manhã.

Fica nossa homenagem diante do passamento desta tão importante personalidade intelectual gaúcha e brasileira, também importante escritor e contista de nossa literatura.










Gato-Pelado: mascote do Colégio Municipal Pelotense.

A Serpente das Pedras Brancas & A Marimbondina


"Reminiscencias de Porto Alegre

- Passo agora a dar noticia de dous acontecimentos de que muita gente se ha de admirar por ser cousa pouco sabida.

Dizia-se e affirmava-se mesmo sem ser em 1o. de abril ou sabbado da Alleluia, que debaixo das Pedras Brancas existia de longa data uma grande serpente, que quando se remechia causava vendavaes e tempestades, e que quando em 1811 mais ou menos em uma manhã houve um pequeno tremor de terra que quebrou muitos frascos e garrafas aos taverneiros, foi porque a tal serpente se pôde virar para o outro lado, e finalmente que quando ella se poder vêr livre das grandes pedras que a opprimem, a cidade será arrazada, e será então o fim do mundo.

O segundo acontecimento é que quando em 1831 se installou aqui na rua do Rosario entre a da Ponte e a de S. Jeronymo, nas casas de Graciano Leopoldino, a 1a. Liga Maçonica com o titulo de Filantropia e Liberdade, a que o povo chamou - Marimbondina, os socios marimbondos que a ella concorrião pretextavão o exercicio da caridade e da beneficencia; era porém engano manifesto, porquanto o que elles ião ali fazer era fallar com o diabo; mas essa honra só cabia ao coronel Bento Gonçalves e Victorino José Ribeiro, unicos que tinhão o gráo de Rosa Cruz, pois os outros em taes conferencias só fazião o circulo com costas para o centro, virando as frentes para dentro sómente quando já o diabo tinha desapparecido, deixando grande fortum que os fazia expirrar muito; e esta é que era a pura verdade.

Quem não quizer acreditar nas duas noticias supra, consulte as velhas d'aquelle tempo, e afianço que não só negarão, mas até accrescentarão com pés de verdade outras histórias como as do Boitatá, Lobishomem, Pretinho Japonez, Sacy-cereré, Mani-oca, e outras que não vem referidas no Novo Methodo.

(...)"

Fonte: A FEDERAÇÃO (RS), 28 de Janeiro de 1918, pág. 02, col. 06


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...