segunda-feira, 3 de junho de 2019

Um "tigre" e um "leão" em Pelotas


"Notas do dia

Solicitamente attendendo ao meu apello, o que me desvanece, e correndo em pról da pella do zé povo, a intendencia destacou uma turma de trabalhadores municipaes para o carrapichal das immediações do Gazometro.

O mattagal, na proximidade da rua Benjamin Constant, foi todo roçado.

Consta-me que, durante a derrubada, foi morto a tiros de bofusa e garrucha e a valentes golpes de adagas de gancho, o formidavel tigre de que fallei.

Mas... não ha felicidade completa n'esta vida.

Os habitantes das orlas do mattagal pensavam entrar em repouso, quando surgio a grave noticia de que, no carrapichal que ainda ficou de pé á rua Barrozo e adjacencias, apparecêram um leão e várias cobras peçonhentas!

Convém agora continuar a utilissima derrubada, antes que as féras comecem a fazer incursões pela visinhança.

É mister acabar com o resto dos carrapicheiros!

VITÚ."

Fonte: A OPINIÃO PÚBLICA (RS), 11 de Abril de 1908, pág. 02, col. 02

Nota do autor do blog: O tigre o qual a nota jornalística se refere pode vir a ser tanto a onça-pintada quanto ao gato-maracajá - espécies de felinos que já existiram no sul do estado do Rio Grande do Sul. Na verdade, o gato-maracajá já foi visto há cerca de dez anos atrás na localidade do Cerro das Almas, em Capão do Leão, e também temos a notícia de também ter sido visto no interior do município de Arroio Grande. O leão quase certamente é o leão-baio ou puma.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...