sexta-feira, 20 de março de 2020

Sobrenome Maravalhas


"MARAVALHAS - Sobrenome português, primitivamente alcunha. Designa os 'gravetos para acender o fogo; acendalhas'. Também pode ter se originado daquele que lida com maravalhas."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 27 de Agosto de 1993, pág. 02

Sobrenome Fonseca


"FONSECA - Toponímico, isto é, nome de lugar.

Os Fonseca vem de Garcia Rodrigues... o qual fez assento na Honra de Fonseca, que deu a seus descendentes o nome, sendo o primeiro que o tomou Mem Gonçalo da Fonseca, que fundou e dotou o mosteiro de Mancelos.

O étimo vem de Fonte Seca. Em catalão 'Fontseca'. 

Os Fonseca tem avultada presença na história do Brasil. Deram dois presidentes da República: o Marechal Deodoro, que a proclamou, e Hermes, seu sobrinho, nascido em São Gabriel, no Rio Grande do Sul."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 07 de Novembro de 1991, pág. 02

Sobrenome Chaves


"CHAVES - Sobrenome toponímico. Origina-se de 'Aquae Flaviae', no acusativo 'Aquas Flavias' - 'águas de Flávio'. O português arcaico sofreu o influxo de 'Chavas' e daí Chaves.

Um dos primeiros deste sobrenome foi Garcia Lopes de Chaves, que conquistou Chaves aos mouros em 1160. Outra família deste sobrenome teve início em Lourenço Pires de Chaves, talvez no tempo de Dom Afonso IV ou de seu filho (1325-1357). 

Chaves é cidade, sede de concelho e de comarca, Vila Real, Portugal, nas margens do Rio Tâmega. Do imperador Flávio Vespasiano Augusto (século I d.C.), recebeu o nome de Aquae Flaviae.

Personalidades: Adelino Fontoura Chaves, jornalista e poeta brasileiro (1859-1884); Ana Chaves, célebre pelas suas riquezas, foi contemporânea de Dom João III, deu seu nome a vários locais da Ilha de São Tomé; Baltasar Manuel de Chaves, médico português, deixou obras de caráter histórico; Francisco Afonso Chaves, naturalista português (1857-1926); Edu Chaves, pioneiro da aviação civil brasileira (1887); José Ferreira Chaves, pintor português (1838-1899)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 26 de Junho de 1991, pág. 02

José Silveira Martins


"Registro mortuario

Victima de uma febre typhoide que o acommettera sabbado ultimo, cessou hontem de viver o estimado e operoso commerciante d'esta praça.

Apresentamos os nossos pezames á sua exma. familia."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 22 de Março de 1892, pág. 01, col. 03
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...