quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Sobrenome Tricas


"Singular e pouco difundido sobrenome de origem aragonesa que encontra-se distribuído principalmente nas províncias de Huesca, Barcelona e Zaragoza, mas também com ocorrências nas províncias de Madrid, Castellón, Lleida e Álava.

O sobrenome está diretamente associado à aldeia de Tricas, no município de Albella y Jánovas, no distrito de Boltaña, na província de Huesca. Portanto, um toponímico.

Segundo Bizén d'O Río Martínez, o primitivo núcleo familiar de Tricas teve uma casa solar muito antiga na vila de Nueno, na província de Huesca. Mais tarde seus ramais passaram a Huesca, Zaragoza e outras localidades aragonesas.

Também é encontrado na Espanha atual a forma Tricás."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Artigas


"Antigo sobrenome que teve ramais importantes, ora grafado como Artigas, ora como Artiga, em duas zonas geográficas distintas: uma no eixo Catalunha-Valência, outra no eixo País Basco-Navarra. Apesar disso, atualmente os sobrenomes Artigas e Artiga são verificados sobretudo em Aragão e Catalunha.

Os sobrenomes Artigas e Artiga são percebidos primeiramente no Principado da Catalunha em meados do século XVI, segundo dados documentais do Censo de 1553.

Os Artiga bascos, por seu turno, tiveram ramais principais nas províncias de Guipúzcoa e Navarra, com um solar conhecido na vila de Cestona ou Zestona. Houve também solares importantes nos municípios de Ernani e Irún, na mesma região.

Em Aragão, exatamente na cidade de Huesca se documenta Dom Francisco Artiga, citado como pintor por Dom Francisco Zapater y Gómez em sua obra 'Apontamentos Histórico-Biográficos sobre a Escola Aragonesa de Pintura', publicada em 1863. Francisco Artiga viveu no século XVII, tendo participado dos trabalhos de gravação da fachada da Universidade de Huesca.

A origem etimológica de Artigas remete ao período prérromano, sendo um vocábulo encontrado nas línguas aragonesa, catalã e occitana, e significa "terra artigada', isto é, arada, semeada. Existem vários topônimos na zona dos Pirineus com Artigas ou Artiga.

Uma importante família Artigas existiu em Zaragoza, tendo participado ativamente da colonização espanhola na América do Sul e em Cuba."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Villarroya


"Sobrenome de origem aragonesa, que tem origem em vários lugares que existiram com esse nome na época do antigo Reino de Aragão.

Em meados do século XVIII, houve o historiador e jurisconsulto José Villarroya, que estudou na Universidade de Valência, distinguindo-se no exercício da advocacia. Foi alcaide honorário da casa e corte da Academia de San Carlos. Publicou várias obras na área do Direito.

Também valenciano foi o escritor Tomás Villaroya. Colaborador do 'El Liceo Valenciano' entre os anos de 1841 e 1843, se notabilizou por sua poesias na língua valenciana, tendo como destaque seu poema 'Cançó'.

No Arquivo Geral Militar de Segóvia contam inúmeros expedientes militares com portadores deste sobrenome, dentre eles podem realçar os seguintes: Joaquín Villaroya, Comissário de Guerra, 1795; José Villaroya, Cavalaria, 1816, nobre; Joaquín Villaroya Matesta, Cavalaria, 1816, nobre."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Ureta


"Conforme os estudos dos genealogistas García Carraffa, o primitivo solar desta linhagem de origem navarra, foi o Palácio de Ureta, também conhecido como Casa de Uratorana ou Uraterena, que existiu na vila de Eneriz, no distrito judicial de Pamplona, com ramais em Obanos a partir de 1711.

Um ramal desta casa-palácio se estabeleceu na localidade de Zariquiagui, no ajuntamento de Zizur e distrito judicial de Pamplona. Outro ramal residiu na localidade de Llanteno, no distrito de Amurrio, província de Alava.

Existiu ainda uma casa na vila de Irún, na província de Guipúzcoa, bem como outra se assentou na vila de Gordejuela, no distrito judicial de Valmaseda, província de Guipúzcoa. Também em Burgos houve uma linhagem importante dos Ureta, linhagem esta que desempenhou papel importante na colonização do Peru, México e Chile.

Na Espanha, diferentes cavaleiros deste sobrenome obtiveram a condição de nobreza junto à Ordem de Calatrava (1785), à Real Chancelaria de Valladolid (1571, 1606, 1754, 1759, 1817, 1818 e 1828) e à Real Companhia de Guardas-Marinhas (1770, 1775).

Etimologicamente, Ureta é de origem basca e significa 'água do mar', 'enseada marítima'. Em Bilbao, há o monte Ureta (Uretamendi)."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Arruga


"Sobrenome singular e pouco difundido de origem aragonesa, encontrado principalmente nas províncias de Zaragoza e Barcelona, mas também encontrado nas províncias de Gerona, Lérida, La Rioja, Huesca, Tarragona, Toledo e na Comunidade de Madrid.

Segundo o linguista catalão Francesc de Borja Moll, Arruga é derivado etimologicamente do adjetivo 'arrugada', que serve para descrever uma pessoa raquítica, débil fisicamente. Para o mesmo autor o vocábulo 'arruga' é derivado do termo latino 'ruga', com o mesmo significado.

Entretanto, de acordo com a obra 'Brasões e Linhagens do País Basco', Arruga seria uma contração do antigo sobrenome basco Arrugaeta. Este sobrenome é vinculado a um antigo solar que houve no vale de Orozko, no Senhorio de Viscaya.

Victor Ramón defende, contudo, que Arruga é uma aliteração do sobrenome encontrado nos séculos XV e XVI 'Arrua', na Cantábria."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...