sexta-feira, 7 de julho de 2023

Sobrenomes Piemonteses 09 - Sobrenomes Apotropaicos

 



Sobrenomes apotropaicos não são exclusivos das línguas e dialetos itálicos, mas se verificam na Península Itálica desde a Idade Média em profusão. Apotropaico tem o significado de afastar-se de algo ou afastar algo, manter distância de uma influência negativa.

Crianças eram batizadas com um epíteto que lhe transmitisse uma boa influência ou um bom destino. Vale recordar que a Idade Média foi um período da história da humanidade, sobretudo na Europa, de precárias condições de sobrevivência, com fome, epidemias e guerras. Então, mais do que normal, os pais desejarem que os filhos não tivessem que carregar o mesmo fardo de dificuldades que viviam. 

São exemplos de sobrenomes apotropaicos (que também podem ser também puramente metonímicos, dependo do caso): Allegro, Bello, Fortunato.

Porém, em alguns casos, principalmente no Sul da Itália e nas zonas adriáticas de influência grega/balcânica, o uso de apotropaicos consistia em batizar os filhos com um adjetivo oposto, no sentido de "não provocar a ira e a inveja dos espíritos". Então sobrenomes como Afflitto, Brutto, Sventurato, são colocados dentro da possibilidade de apotropaicos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...