sábado, 6 de agosto de 2022

Fábrica Lagranha & Cia.

 



Em outros testemunhos, a Exposição Estadual de 1901 revelou a pujança do desenvolvimento industrial de Uruguayana, onde se multiplicam os estabelecimentos officiaes e iniciativas de alto apreço. No ramo pastoril, Uruguayana apresenta farto cabedal de actividade na selecção e cruzamento.

Occupam sem duvida, logar de destaque na primeira plana dos esforçados, operosos e intelligentes emprehendedores os srs. Lagranha & C., que acabam de montar uma fabrica de sabão e manteiga.

De uma e outra dá-nos noticia um collega da localidade nos seguintes termos:

"Actualmente, o numero de vaccas, para a producção de vinte e poucos kilogrammas de manteiga, é insignificante, mas assim que os srs. Lagranha & C., possam aproveitar o leite de 500 vaccas, como acontecerá de outubro em diante, a producção da manteiga será de 50 kilos diarios.

Sendo fabricado aquelle numero de kilos de manteiga, importará a receita mensal, sómente em manteiga, em 4:500$, sem contar a venda de leite desnatado, o queijo produzido do excesso do leite, e mais o engorde de suinos, etc.

Dentro de pouco tempo, a fabrica Lagranha & C., poderá dispor por de mil vaccas, poderá contar com o leite de outros estabelecimentos que lhe ficam perto, assim que os creadores de gado compreendam que é o leite uma receita que virá concorrer para a prosperidade de seus bens, assim que o fazendeiro compreenda que com o gado manso se facilita o cruzamento dos nossos gados creoulos coma as raças superiores.

Quando fôr aproveitada toda essa riqueza, quando fôr compreendido que a nossa prosperidade industrial depende do que ahi deixamos dito, então, sim, a fabrica Lagranha & C., poderá exportar, em grande escala, todos os seus productos, para fôra do municipio.

E então lá teremos mais de uma fabrica, teremos duas, tres ou quatro, pois que as machinas para esta industria são todas de pouco valor, como se compreende á primeira vista.

Chamamos para este assumpto a attenção dos nossos creadores em pequena escala, que podem aproveitar o producto de suas vaccas da seguinte fórma, sem empregar sinão trabalho e uma machina.

Manda vir uma machina de desnatar o leite e vender a nata  ou a gordura, por litro, como se faz em Buenos Aires, Entre Rios e outros paizes, recebendo por cada litro de nata, de 1$000 até 1$500 vendidos nas fabricas.

E cremos que os nossos amigos Lagranha & C., comprarão por aquelles preços toda a gordura extraida do leite, por aquelle meio.

Ora, quem tirar leite de cem vaccas terá, pelo menos, conforme a qualidade da vacca, de 10 a 15 litros de gordura, no mínimo, que, vendidos áquelles preços, produzem de 400$ a 600$000 por mez.

E o leite desnatado que se aproveita, já para queijos, já para vender, ou para o engorde de suinos? Aproveitado tudo isso não constituirá para nós immensa riquesa, e para a fortuna particular um enorme capital?

- O nosso amigo coronel Lagranha, um genio com todas as aptidões naturaes para a industria, além da fabrica de manteiga e queijo, tem uma fabrica de sabão, que tambem começou agora a funccionar e que produz um sabão amarello superior espumoso, e que se póde ser posto em praça a 5$000 a arroba.

Além deste sabão, nos foi mostrado outro melhor, imitação do sabão hespanhol muito aromativo e que, fabricado em quantidade, terá grande consumo, não só nesta praça, como para a exportação.

- No mesmo estabelecimento, vae ser montada uma fabrica de velas, imitação á stearina, e que terá tambem, como os outros productos, todos de primeira qualidade, a melhor aceitação.

- Os srs. Lagranha & C. têm as seguintes raças de gado: Hereford, Durham, Piemontez e Polled Angus. Dessa raça, possuem um reproductor puro-sangue, em crusa com a Durham, o que proporciona productos optimos em peso e leite."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 17 de Agosto de 1904, pág. 01, col. 01


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...