quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Festa patriótica em Camaquã em 1892


"Festas patrioticas
EM CAMAQUAM

Um amigo descreve-nos do seguinte modo, de S. João Baptista de Camaquan, um sumptuoso baile ali offerecido pelo bello sexo aos nossos valorosos amigos que tomaram armas na gloriosa revolução de 17 de junho:

<<Marcharam, para Pelotas, o 11o. e 103o. corpos da Guarda Nacional, d'esta comarca. Era mais um grupo de heróes, em desaffronta da Patria, aviltada pela anarchia desenfreada, que chegou até ao assassinato!

Não chegaram, porém, ao seu destino; e voltaram felizmente, sem manchar suas armas no sangue fratricida.

Isto deu causa ao bello sexo de Camaquam - para offerecer-lhes um esplendido baile, de que nos vamos occupar.

Teve elle lugar no dia 6 de agosto, na camara municipal.

Fizeram parte da commissão promotora as exmas. sras. dd. Elvira de Azevedo do Espírito Santo, esposa do distincto juiz de direito interino d'esta comarca, dr. Terencio Francisco do Espírito Santo, d. Amelia de Souza e Silva e d. Celanira de Azevedo.

Incançaveis no cumprimento do dever que lhes impunha o patriotismo - conseguiram essas exmas. sras. ornamentar o vasto salão da Camara Municipal, com todo o esplendor.

Entre gentis arabescos de folhagem, se entrelaçavam mimosas flôres; predominando, em grande profusão, delicadas camelias. Finalmente, o salão da Camara apresentava o aspecto de um jardim aéreo.

Pelas distinctas promotoras foi offerecido ao Club Republicano de Camaquam, um lindo  quadro, bordado á seda, trabalho da exma. sra. d. Amelia de Souza, contendo o retrato de Julio de Castilhos.

Singular coincidencia!

Foi collocado o retrato do benemerito cidadão sobre imperceptiveis vestígios que deixou sobre a parede o retrato de Pedro II...

Ás 9 horas da noite, uma salva annunciou a chegada do estado-maior e officialidade do 11o. e 103o. corpos.

Uma commissão de senhoras foi recebel-os, dando o braço aos officiaes de graduação mais elevada; acompanhando-os, os outros. Chegados ao lugar de honra, a exma. sra. d. Celarina Azevedo, interessante e intelligente filha do major João da Silva Azevedo, como representante da commissão, disse-lhes:

<<Cidadãos! O motivo que, do intimo d'alma, e bom grado nosso, obriga-nos a fazer-vos a presente manifestação, é duplamente justo e nobre!

Os 11o. e 103o. corpos da Guarda Nacional, tendo em vista o patriotismo, a abnegação de todo cidadão que vê sua Patria aviltada, marcharam para desaffrontal-a!

Foi a pomba da arca da alliança - em busca do ramo de oliveira da legalidade!...

Abandonaram o lar as esposas, os tem os filhinhos - tudo o que mais amavam, porque justa era a causa.

Mas a Divina Providencia entendeu que suas armas não deviam ser manchadas no sangue de seus irmãos. Voltaram: - Eis o motivo pelo qual o sexo a que chamam fraco. Vos offerece o presente baile, nobres e dedicados soldados da causa da legalidade!

Viva o dr. Julio de Castilhos!

Viva o partido republicano!

Seguiu-lhe o coronel commandante superior, Patricio Vieira Rodrigues - agradecendo, em seu nome e no dos corpos a que se referia - a esplendida manifestação, de que tinham sido alvo.

Fez diversas apreciações sobre o governo decahido; seu estado de anarchia, que, felizmente, tinha desapparecido com o governo legal, etc.; terminando com diversos brindes.

Tomou a palavra o tenente-coronel Christovem d'Andrade, commandante do 11o. corpo, e disse que os corpos de guarda nacional a que se referia a exma. sra. d. Celanira d'Azevedo, não fizeram mais do que cumprir seu dever de republicanos e patriotas; historiou as atrocidades do governicho; em phrases vehementes, disse que a victoria da revolução de 17 de junho não o surprehendia; que ha muito considerava um facto consumado, porque conhecia o patriotismo do partido republicano, a confiança illuminada que este depositava em seu eminente chefe dr. Julio de Castilhos e, do quanto é capaz este illustre cidadão, a quem considera um verdadeiro ídolo, porque libertou um povo.

Tratou da organisação do partido republicano rio-grandense, do apparecimento de seu orgam A Federação, da sabia direcção que lhe deu Venancio Ayres, de saudosa memoria, e das glorias que em suas columnas colheu para si e para seu partido o illustre dr. Julio de Castilhos.

Assignalou os serviços prestados pelo coronel Patricio Vieira ao partido republicano d'esta localidade, de quem foi o fundador, disse que elle de um punhado de bravos, fez um exercito de combatentes. Demonstrou os assignalados serviços prestados ao partido pelo tenente-coronel Netto, e a quem tambem saudou, e terminou saudando á legalidade, o dr. Julio de Castilhos e o partido republicano rio grandense, sendo calorosamente applaudido por muitissimas e prolongadas palmas, etc.

Em seguida o tenente Napoleão José Ribeiro, pedindo a palavra, fez apologia da mulher, demonstrou sua importante missão social, a parte importante que tambem indirectamente lhe cabe nas luctas politicas e concluiu saudando o bello sexo. Começou o baile ás 10 horas da noite em que suas distinctas promotoras offereceram um calix de champagne aos officiaes presentes. O baile foi extraordinariamente concorrido, e n'elle reinou a melhor ordem possivel.

A commissão providenciou de modo que, ao aspecto da ornamentação a que nos referimos - juntou excellente copa, provida de deliciosas bebidas, doces - de tudo emfim de ha mister um baile esplendido - em toda a plenitude da palavra, como foi esse. Sabe nos o que é uma toilette chic. As que vimos, n'esse baile, nada deixam a desejar.

Ás 3 horas, concluido o baile retiraram-se os officiaes e mais convidados acompanhados pela musica. Concluimos com um viva ao bello sexo em geral e, com mais enthusiasmo, ao de S. João de Camaquam!>>"

Fonte:  A FEDERAÇÃO (RS), 23 de Setembro de 1892, pág. 02, col. 02-03

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...