sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Sobrenome Hanauer



HANAUER é um sobrenome toponímico diretamente relacionado à cidade de Hanau, no estado alemão do Hesse. Não é um sobrenome vinculado ao grupo de sobrenomes judeus. Hanauer pode se referir tanto a quem é proveniente desta cidade quanto ao condado homônimo que existiu até 1870 e posteriormente foi incorporado ao Eleitorado do Hesse. 

Quando Pelotas foi capital do Rio Grande do Sul



 Noticias do Rio Grande. -

(...)

O Exm. Presidente resolvéra transferir de Porto Alegre para a cidade de Pelotas a séde presidencial, emquanto durarem as circunstancias extraordinarias do Brazil com a Republica Oriental, devendo acompanhal-o parte da respectiva secretaria.

A nosso ver é uma medida muito acertada, que S. Ex. adopta. Essa localidade é o ponto mais proximo da cidade do Rio Grande e da fronteira do Jaguarão, onde com muita brevidade póde receber communicações tanto do exercito, como da côrte do Imperio.

São menos cerca de 80 legoas de transito, ida e volta. Do Rio Grande á Porto Alegre ha de haver pouco mais de 100 legoas de distancia, e á Pelotas apenas 10 legoas; é uma differença extraordinaria. Talvez que lá para o futuro a assembléa ache conveniente mudar definitivamente a séde da provincia para a elegante e vasta cidade de Pelotas.

Fonte: O DESPERTADOR (Desterro[Florianópolis]/SC), 09 de Dezembro de 1864, pág. 01, col. 01

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...