quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Sobrenome Laitz



LAITZ - é uma aliteração de Leitz. Leitz quer dizer "filho de Letz" ou "filho de Leitz". Letz ou Leitz é um nome curto que existiu na área do baixo-alemão até aproximadamente o século XVIII, depois caiu em desuso, que por sua vez, é derivado de um nome medieval mais antigo ainda que é "Letzius" ou "Lezius", que também por sua vez é uma derivação do nome latino Alexius (Alexio ou Alex em português). 

Sobrenome Müzel



MÜZEL, MUEZEL, MUZEL, MÜTZEL, MUETZEL, MUTZEL, MUTZ, MUSEL, MUTZL, MUZELL, MUZELIUS - De acordo com o Zeitspurensuche Deutschland, o termo parece derivar do termo arcaico "muozo", com correspondências no rético "muozo" ou "mozzo" e quer dizer "algo truncado", "algo curto". Por isso, pode se referir a uma característica física da pessoa. Na Suíça, tende a corresponder a "pessoa de cabelo curto", na região de Ziegenhain, no Hesse, é uma forma figurada para indicar um pastor (correlação desconhecida). Já na região de Aachen, designa um tipo de cão boiadeiro de aspecto forte e cauda curta.

Não se pode desconsiderar que o termo também possa ser usado para indicar uma característica do relevo, no sentido de denominar um lugar "curto", isto é uma ravina ou desfiladeiro, ou a encosta íngreme de uma montanha.

Também pode se referir a uma característica rural, pois encontra-se o vocábulo "mutze" na Suábia para designar o cavalo sem cauda e no Médio Elba para se referir a qualquer coisa curta, bem como na Westfália tem o significado de "aparado, truncado". Também pode indicar um ofício artesanal como padeiro (caso da Turíngia) ou ainda charcuteiro (caso do sul da Alemanha). Não se descarta que o sobrenome seja também uma derivação para uma palavra do dialeto alemânico para moleiro.

Igualmente, pode estar aparentado com o vocábulo "mauss" (rato) e indicar uma pessoa pequena ou de cabelo castanho cinza.

No "Die Deutschen Familien-Namen", admite-se também que a palavra possa estar relacionada a palavra "moita".

Como pude constatar, é um sobrenome de múltiplas interpretações, cuja raiz quer dizer "truncado, curto", porém especialmente o quê somente poderia ser esclarecido a partir da região da Alemanha ou da Europa Centro-Ocidental que a vertente da família é procedente. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...