sábado, 25 de maio de 2019

Novas Instalações do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter


O Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter (vinculado ao Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas) está em novas instalações desde este mês de maio de 2019. Agora está no Casarão 1 do entorno da Praça Coronel Pedro Osório.

A "nova casa" esta lindíssima e o coleção de animais taxidermizados e insetos está organizada de forma bastante acessível ao público. Vale a pena a visita! A entrada é franca.


















Histórico do Município de Imbé/RS


"O município de Imbé, surgiu oficialmente em 09 de maio de 1988, conforme a Lei no. 8.600, declarando o município emancipado de Tramandaí.

Imbé, é uma planta conhecida como Cipó-Imbé, Guaimbé, Banana-Imbé, daí, a origem do nome do então balneário, hoje município, pois havia grande quantidade desta espécie na localidade.

LOCALIZAÇÃO

Imbé está localizado a 130 km da Capital Gaúcha, com acesso pela BR 290 (Free Way), RS 030, RS 389 (Estrada do Mar) e RS 786, o que possibilita receber turistas e veranistas nas quatro estações do ano. O Município limita-se ao nordeste com a divisão política do Município de Osório, paralelo 29 53", ao sudoeste do Canal da Barra do Rio Tramandaí e o canal do mesmo nome e ao oeste com a Lagoa de Tramandaí e o canal de mesmo nome e ao leste com o Oceano Atlântico, situando-se geograficamente entre os municípios de Osório e Tramandaí.

(...)

ÁREA GEOGRÁFICA

Está localizado no litoral norte do Estado e abrange uma área de 39,13 km2, sendo esta, uma área de 19 km2 de área rural e 20,13 km2 de área urbana.

POPULAÇÃO

A população é de 9.512 habitantes, conforme Censo/IBGE/!996, nos vinte e um balneários que formam o Município, sendo que a temporada de veraneio este número ultrapassa 40 mil pessoas, no total de balneários que formam o município.

ESTUÁRIO DO RIO TRAMANDAÍ

O limite extremo do município de Imbé é o Rio Tramandaí. Lagoa de 18,5 km2 aproximadamente pertence ao município. Profundidade média de 1,5 m, constitui a zona mixohalina de transmissão, berçário de inúmeras espécies, importante para o estoque pesqueio da região.

Importante potencial turístico, passeios de barco, pesca, esportes náuticos, etc."

Fonte: ATLÂNTICO (RS), 09 de Novembro de 1998, pág. 07


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...