domingo, 12 de setembro de 2021

Sobrenomes Poloneses - Parte 26



 626. Ciuchaj - cheiro, sopro, ato de esfregar, ato de arranhar, ato de rasgar. Tem conotação a uma série de ofícios profissionais. Pode ainda significar andarilho, e também por extensão, relativo a uma série de ofícios medievais.

627. Ciulkin - sobrenome metonímico que significa avarento, mesquinho, ou ainda pessoa frugal, pessoa econômica.

628. Ciunel, Ciuniel - algo que se doa, assentar. Provavelmente, uma forma para denominar um camponês que foi realocado ou assentado em área diversa da sua.

629. Ciupek - várias bases etimológicas potenciais: espécie de pequena habitação simples entre os povos eslavos, toca; prisão; cabra; tolo; coxo; opressor; pessoa que vive na miséria; algo que corta; uma espécie de cinzel. Ou ainda, uma forma aliterada da palavra dialetal ciupak que significa frango, galinha. Pode também ser um toponímico relacionado a Ciupki, aldeia no antigo condado de Sieradz.

630. Clarig - sobrenome metonímico que significa claro, distinto, importante, famoso, ilustre, puro de sangue. Tem ascendência etimológica germânica.

631. Clapinski - sobrenome metonímico que significa lento, aquele que anda devagar, ou talvez, manco, aleijado.

632. Cmokowicz - sobrenome patronímico do nome eslavo Cmok.

633. Cogiel - uma espécie de arreio de cavalo usado antigamente, o mesmo que arnês. Está vinculado ao contexto militar de cavalaria. Pode ainda corresponder a qualquer coisa que tem um curso, uma direção, como exemplos: estrada, curso d'água, sulco na plantação, etc. Pode também indicar uma espécie de pelotão de campanha em estratégia militar.

634. Collodi - sobrenome patronímico romanizado do nome polonês Kolodziej. Pode ainda ter o significado metonímico de fabricante de rodas de carroça, ou simplesmente fabricante de carroças.

635. Cudowski - sobrenome toponímico relacionado a Cudów, aldeia anotada no antigo condado de Kozienice. Também pode ter o sentido de fantasmagórico, sobrenatural, peculiar, excêntrico.

636. Cudyk - ato de ruminar; fenômeno sobrenatural; estranheza, peculiaridade, fora do comum.

637. Cukierski - sobrenome metonímico que significa açúcar ou doce. Refere-se à personalidade dócil, agradável de uma pessoa. Também pode ser uma derivação igualmente de um apelido familiar para filho dileto, querido. Também pode indicar o comerciante de açúcar.

638. Cur - sobrenome patronímico da forma curta Cur, que provém de Cyryl (Cirilo em português). Também pode ter correspondência com o substantivo ucraniano cur que significa demônio, detestável, em razão da aparência ou do temperamento de uma pessoa.

639. Curlej, Curley - sobrenome patronímico da forma curta Cur, que provém de Cyryl (Cirilo em português). Também pode ter correspondência com o substantivo ucraniano cur que significa demônio, detestável, em razão da aparência ou do temperamento de uma pessoa. Também pode estar associado à ideia de rolar (algo).

640. Curylo - sobrenome patronímico da forma curta Cur, que provém de Cyryl (Cirilo em português).

641. Cwajda - sobrenome metonímico que significa aquele que conduz um cavalo ou outro animal de carga. O mesmo que cocheiro.

642. Cwenar, Cwener - sobrenome metonímico que significa jardineiro, aquele que cuida das plantas, horticultor, fruticultor, agricultor.

643. Cwyl - sobrenome metonímico que significa gêmeo. Pode, em menor possibilidade, corresponder a lançador, aquele que lança, aquele que opera algo que é lançado (lança, mangual, etc.).

644. Cybulski - sobrenome toponímico relativo aos seguintes locais: Cybula, no antigo condado de Sejny; Cybulice, nome de aldeia registrado nos antigos condados de Lowicz e Varsóvia; Cybulin, no antigo condado de Plock. Está diretamente também associado a uma palavra para cebola, denotando um plantador de cebolas, por extensão, horticultor. Figurativamente, ainda podem ser elencados como metonímico os seguintes significados: avarento; homem com mau cheiro corporal; homem com olhos grandes; homem manco; homem com cabelo atopetado.

645. Cychulski - sobrenome que significa aquele que faz parte de uma guilda, de uma associação profissional ou comercial. Pode ainda corresponder a silencioso, mudo, ou figurativamente dócil, calmo, manso.

646. Cyganek - sobrenome metonímico que significa cigano. Tem vários sentidos figurativos e/ou associados: mentiroso, trapaceiro; artista mambembe; travesso; uma espécie de fornalha de ferro; um tipo de batata; uma espécie de papoula.

647. Cylkowski - sobrenome metonímico que pode ser interpretado como medidor, aquele que mede, aquele que em seu ofício profissional usa de medições. Portanto, pode se referir a um conjunto de ofícios, porém é mais provável que se vincule à ideia de pedreiro, trabalhador da construção civil ou arquiteto. Também se conta a possibilidade de oficial-aduaneiro. Pode ainda ser um patronímico do nome pessoal Cecyl (Cecílio em português).

648. Cylny - tem correlação com o item anterior, mas é mais provável do ponto de vista etimológico que signifique saudável, bom, excelente, importante.

649. Cyman - sobrenome originário da forma prussiana Kiman. Também pode ser um patronímico do nome Zyman, forma polonizada do alemão Ziemann, que se trata de uma aliteração do baixo-alemão para Siegmann (filho de Siegfried).

650. Cymerys (1a. vertente) - sobrenome toponímico que significa procedente da Ciméria, forma antiga para a península da Crimeia, no Mar Negro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...