quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Sobrenome Ferrugem


"ANTIGUALHAS

ORIGEM DOS NOMES DE ALGUMAS FAMILIAS CONHECIDAS

(...)

- Havia em Porto Alegre um honrado negociante, cujo unico defeito era usar de um diccionario seu proprio, que apezar de inedito era perfeitamente imitado pelo Cara-Larga de Rio Pardo, que na casa em que morava mandára preparar um gabinete com o tétano pintado a oleo para servir de estercorio a seu filho.

Era casado em uma das antigas e principaes familias oriundas de Viamão, em que se contam hoje viscondes e barões, pois era genro do capitão Vianna, pessoa notavel daquelles tempos.

Chamava-se Custodio Gonsalves Lopes, mas para o differençarem de Custodio José Teixeira, de Custodio Pancas, do Custodinho, e do velho Custodio (da roça), ou mesmo sem seer para o differençarem, era conhecido por Custodio Ferrugem. É certo que nunca como tal se assignou, porém seus filhos todos tomaram este cognome. Eis pois a origem do nome de uma familia que é hoje muito conhecida entre nós, e cujas ramificações tem produzido excellentes fructos litterarios bastante apreciados nas nossas escolas."

Fonte: ANNUARIO DA PROVINCIA DO RIO GRANDE DO SUL PARA O ANNO DE 1886. Porto Alegre, Gundlach & Cia., 1885, pág. 155.

Fortunato José Alves de Sampaio


"Registro mortuario

Por telegramma sabe-se, no Rio Grande ter fallecido em Portugal, o sr. José da Cunha, pai do commerciante d'aquella praça, sr. Albino José da Cunha.

(...)

Em Pelotas falleceu o partidor e distribuidor do fôro Fortunato José Alves de Sampaio.

O finado era tenente, por serviços prestados na campanha contra o Paraguay.

- Na mesma cidade falleceu mais o cidadão italiano Luiz Michel, negociante no lugar denominado Palmas, municipio de Santa Izabel.

✤✤✤✤✤

Em Bagé finou-se, aos 21 annos, d. Delicia Torres Proença, virtuosa esposa do nosso valente companheiro politico major Ismael Proença.

✤✤✤✤✤

Falleceu no dia 18 do corrente, no municipio de Candiota, o distincto cidadão Manoel da Rosa Machado, victima de cruel enfermidade.

O finado era progenitor do nosso dedicado co-religionario Estevam Brisolara da Rosa, commerciante n'aquelle lugar.

✤✤✤✤✤

Em Itaquy falleceu, a 9 do corrente, a exma. sra. d. Anna Gonçalves Cabral, mãi do sr. Onofre G. Cabral, ali residente.

(...)"


Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 26 de Outubro de 1892, pág. 03, col. 01

José Mariano da Silva


"Registro mortuario

Em Itaquy falleceram: José Mariano da Silva, contra-mestre do encouraçado Alagoas; d. Joanna Martim Duzac, esposa do cidadão Carlos Duzac."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 22 de Fevereiro de 1892, pág. 01, col. 03
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...