quinta-feira, 8 de março de 2018

Feliz Dia Internacional da Mulher!

08 de Março - Dia Internacional da Mulher

Mulher...
Que sejas sempre lembrada,
não apenas por um dia,
mas no dia a dia...
Que sejas festejada,
não por convenção,
mas pelo seu valor,
sua força, seu coração.
Que sejas respeitada
com todo carinho,
e todo amor...
Hoje e sempre!

Dicionário da Imigração - Parte 09


O Dicionário da Imigração foi uma iniciativa do jornalista Josué Fávaro, do antigo e extinto "Jornal do Dia" de Porto Alegre e foi publicado em vários capítulos nas edições do periódico entre janeiro de 1958 e junho de 1963. Na ocasião, Fávaro obteve dados desde pesquisa em fontes primárias, contribuições de terceiros e correspondências enviadas por leitores do jornal. Todavia, salientamos que, conforme pudemos averiguar, Fávaro não conseguiu, ou concluir o seu intento, ou concluí-lo dentro das páginas do "Jornal do Dia", pois o "dicionário" não chegou ao seu final. De qualquer modo, ao menos os dados publicados, aqui os compartilhamos.


Reproduzimos aqui para fins de pesquisa genealógica e sobre dados de imigração no Rio Grande do Sul. 

801. BASSANI - Professor João Bassani, lente na Escola Rural São José do Hortêncio, município de Soledade.

802. BASSANI - Jacob Bassani, descendente de imigrantes italianos, reside em Mussum, município de Encantado.

803. BASSANI - Cladis Bassani Junqueira, casada com Carlos Antônio Junqueira, reside em Porto Alegre e tem os seguintes filhos: Fernando Maurício, Anelise, Eduardo Augusto e João Carlos, este nascido a 16-09-1957.

804. BASSANO - Dr. Virgílio Bassano Cortese, descendente de imigrantes italianos, é advogado formado em 1937 pela Faculdade de Direito da URGS e um dos diretores do Banco da Província.

805. BASEGGIO - Antônio Bassegio, descendente de imigrantes italianos, reside em Porto Alegre e tem um filho: Adahir.

806. BASEGGIO - Viúva Carmelina Baseggio, descendente de imigrantes italianos, tem um filho: Irineo.

807. BASSI - Guiomar Peres Pessoa Bassi, professora há longos anos. Leciona no Grupo Escolar Rio Branco.

808. BASSLER - Viúva Universina Loof Bassler, descendente de imigrantes alemães, reside em Gravataí. Tem uma filha: Ilca.

809. BASSO - Cônego Dionísio Basso, descendente de imigrantes italianos, foi vigário de Getúlio Vargas e agora, a partir de fevereiro de 1958, chefia a paróquia de Tapera.

810. BASSO - Luiz Basso, casado com Egide Vial Basse, descendente de italianos e reside em Galópolis, município de Caxias do Sul.

811. BASSO - Dione Basso, foi candidata a Rainha da Festa da Uva, em Caxias do Sul.

812. BASSO - Mario José Basso, pertencente ao comércio de Caxias do Sul.

813. BASSO - Em Bento Gonçalves podemos registrar os nomes de Attilio Basso (industrial), Teodelinda Basso, Dalto Basso (membro da diretoria do Clube Esportivo), e o jovem Olir Antônio Basso.

814. BASSO - Domingos Basso, agricultor, reside em Sarandi.

815. BASSO - Ema Basso Fachel, casada com João Carlos Fachel, reside em Porto Alegre. O casal tem uma filha, Lucia Basso Fachel Rodrigues, casada com o tenente Antero Rodrigues.

816. BASSO - Luiz Basso, descendente de imigrantes italianos, reside em Galópolis. É casado com Egide Vial Basso.

817. BASSO - Mario José Basso, descendente de imigrantes, comerciante em Caxias do Sul.

818. BASSO - Podemos registrar em Bento Gonçalves alguns membros da família Basso. São eles: Attilio Basso (industrial); Teolinda Basso; e o jovem Olir Antonio Basso.

819. BASSO - Registramos, em Sarandi, Domingos Basso, descendente de imigrantes italianos.

820. BASSOA - Vva. Otávia M. Bassôa, descendente de imigrantes, residente em Livramento, onde é 2a. secretária da Sociedade de Representantes Comerciais.

821. BASTARRICA - Jayme da Silva Bastarrica, casado com Zercy da Fontoura Bastarrica. O casal possui um filho, Jayme, nascido a 28-02-1958 em Porto Alegre.

822. BASTIAN - Guilherme Bastian, descendente de imigrantes. Reside em Guaporé. Fez parte de uma comissão para a construção da Escola Rural "Padre Luiz Cegale" naquela localidade.

823. BASTIANI - Pietro de Bastiani, imigrante italiano, que, em 1896 construiu o primeiro moinho em Barra do Ouro (Marquez do Herval).

824. BASTIANI - Guilherme Bastiani, descendente de imigrantes italianos, reside em Mussum onde é presidente efetivo do PSD.

825. BASTIANI - Antonio de Bastiani, descendente de imigrantes italianos. Casou-se com Serafina D'Agostini, filha de Fiorino e Corona D'Agostini. Fixou residência em Santa Catarina onde exerce atividade na agricultura. O casal já é falecido e teve 12 filhos.

826. BASTIANI - Jaffet João de Bastiani, descendente de italianos, reside em Porto Alegre.

827. BASTIDE - José Maria Bastide Schneider, descendente de imigrantes. É Diretor-Presidente da Engenharia Industrial S.A.

828. BATANOLLI - Leda Batanolli, descendente de imigrantes italianos. Reside em São Francisco de Paula, onde formou-se na E.N.R. José de Alencar, no dia 07 de dezembro de 1957.

829. BATASTINI - Ary Batastini e Silla Baptista Batastini, descendente de italianos e residentes em Caxias do Sul.

830. BATISTELLA - João Batistella, descendente de italianos e residente em Tapera, onde é membro da diretoria da Sociedade Cultural Taperense, que se destina à fundação e manutenção de um Ginásio naquela localidade. É também vereador e vice-presidente da Associação Rural de Tapera.

831. BATISTIOLI - Julieta Batistioli, descendente de imigrantes, foi vereadora em Porto Alegre.

832. BATISTUS - Delfina Batistus, descendente de imigrantes, formou-se em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio Nossa Senhora Medianeira em dezembro de 1957 em Erechim.

833. BATORY - Nicolau Batory, descendente de imigrantes, é médico e reside em Porto Alegre.

834. BATTAGLIA - Janice Battaglia Krause, casada com Herbert Otto Krause. É descendente de imigrantes. O casal tem três filhos: Ricardo, Eduardo e Jorge.

835. BATTAGLIA - Floriano Battaglia, casado com Odete Soeiro Battaglia, descendente de imigrantes italianos. A filha do casal, Ana Maria Battaglia, é casada com Américo Canozzi (filho da viúva Ignez Paternoster Canozzi), é alto funcionário do Justifício Chaves.

836. BATTAGLIN - Roberto Battaglin, descendente de italianos, é hoje ator, de ótimos recursos, no cinema nacional. Foi lançado em Porto Alegre, no filme de Carlos Scliar "Vento Norte".

837. BATTAGLIN - Luiz Solon Battaglin, casado com Suely Maria Disconzzi Battaglin, tem quatro filhos: Paulo Juarez, Alberto Warley, Adroaldo e Janice Maria. Reside em Jaguari, onde é proprietário da Drogaria Solon.

838. BATTAGLIN - Vergínio Battaglin, descendente de italianos, comerciante em Mata, município de General Vargas. Registramos também nesse município, Attilio Battaglin, comerciante, e Vitório Battaglin, funcionário público.

839. BATTISTI - Laura Battisti, descendente de imigrantes italianos, reside em Bento Gonçalves.

840. BATTÚ - Bispo Walmor Battú Wichrowski, descendente de imigrantes, nasceu no município de Ijuí em 1920 e depois de feitos os estudos ginasiais e superiores nos Seminários de Santa Maria e São Leopoldo, recebeu a ordenação sacerdotal em 1945. Exerceu diversas funções de importância como Assistente Eclesiástico Diocesano de Ação Católica, em Santa Maria. Atualmente é Bispo Auxiliar na cidade de Santos. (Estado de São Paulo).

841. BAUER - Major Noêmio Gustavo Bauer, do quadro de oficiais da Brigada Militar do Estado, descende de imigrantes alemães.

842. BAUER - Carlos Bauer, diretor da Rádio Real de Canoas. Descende de alemães.

843. BAUER - Alvo Bauer, descende de alemães, casado com Ilena Bauer. O casal tem dois filhos: André e Adriane, sendo esta última nascida a 21 de junho de 1958.

844. BAUER - Luiz Bauer. Agricultor na Estrada da Gama, Pelotas.

845. BAUER - Flavio Bauer, descendente de imigrantes, é casado com Herolia H. Bauer. Funcionário do Banco do Rio Grande do Sul em Taquara, onde reside.

846. BAUER - Hedi Real Bauer, funcionária pública estadual.

847. BAUER - Ilka Bauer Krug, descendente de imigrantes. Reside em Ijuí.

848. BAUER - Ivoni Bauer descende de alemães e reside em Novo Hamburgo, onde concluiu o Curso de Corte e Costura do SESI.

849. BAUER - Max Bauer, descendente de imigrantes, reside em Porto Alegre.

850. BAUER - Arno Bauer, descendente de alemães, residente em Ijuí.

851. BAUERMANN - Carmen S. Bauermann Simm, descendente de imigrantes alemães, é casada com Dr. Edgar Irio Simm. O casal possui os seguintes filhos: Carlos Roberto, Claudia Beatriz, e Paulo Ricardo.

852. BAUERMANN - Elsita Bauermann Kehl, casada com Breno Kehl, residentes em Novo Hamburgo. O casal tem uma filha, Liliam.

853. BAUERMANN - Isaltina da Silva Bauermann, falecida a 05 de abril de 1956, em Porto Alegre.

854. BAUERMANN - Marli Bauermann, descende de alemães e formou-se na Escola Normal D. Feliciano em Gravataí.

855. BAUFLEUTHER - Otilia Baufleuther Scherer, casada com Otto Scherer (filho da viúva Sophia Emilie Spohr Scherer, recentemente falecida em Dois Irmãos, município de São Leopoldo).

856. BAUM - Adelfina Julia Baum, descende de imigrantes alemães, residente em Porto Alegre.

857. BAUMANN - Josef Baumann, descendente de imigrantes alemães, reside em Estrela.

858. BAUMHARDT - Clovis L. Baumhardt, descendente de alemães, é casado com Inge M. Baumhardt. O casal de um filho nascido a 30 de junho de 1958 chamado Carlos Pedro Baumhardt Neto. Residem em Santa Cruz do Sul.

859. BAUMINGER - Friederike Bauminger, descendente de imigrantes israelitas, faleceu em Porto Alegre em outubro de 1957. Temos registrado o nome de Anita Bauminger, filha de Friederik.

860. BAUMGARTEN - Erico J.J. Baumgarten, descende de imigrantes. É alto funcionário da The Western Telegraph Co., em Porto Alegre.

861. BAUMGARTNER - Dr. Pedro Baumgartner, descende de imigrantes. Reside em Porto Alegre.

862. BAUNGARTEN - Padre Lucio Baungarten, descendente de imigrantes. O Revdo. Padr Lucio reside em Caxias do Sul.

863. BAUNGARTNER - Jesiel Baungartner, universitário, reside em Porto Alegre.

864. BAUNGHART - Revdo. Padre Adelino Baunghart, reside em Caxias do Sul.

865. BAUNKARTEN - Leonilda Baunkarten, professora na Escola Rural Linha Oito, município de Guaporé.

866. BAUR - Ieda Baur, descendente de imigrantes, formou-se no Ginásio Professor Luiz Dourado, em 1957. Reside em Porto Alegre.

867. BAVARESCO - Natalino Bavaresco, casado com Ivone Neglia Bavaresco, descende de italianos e reside em Porto Alegre. Filho do casal: Sérgio.

868. BAVARESCO - Adão Bavaresco da Silva. Reside em Porto Alegre. Formou-se no Ginásio São João Batista no dia 11 de dezembro de 1957.

869. BAY - Ernesto Bay, descendente de imigrantes, reside em Caxias do Sul, onde encontramos também José Bay e Oscar Bay, descendente de italianos.

870. BAYER - Lina Bayer, residente em Cerro Grande. Tem uma filha, Leonora Bayer casada com Arno Evaldo Wolfle.

871. BAYLER - Dr. Luiz Bayler, descendente de imigrantes é casado com Helga L. Sas Bayler. É filha do casal, Elsa Maria. Residem no Rio de Janeiro.

872. BAYS - João Bays, descendente de imigrantes alemães, é casado com Hilda Weyh Bays (filha de Albina Antonia Weyh e João Carlos Weyh). 

873. BAZZO - Claudino Bazzo, descendente de imigrantes italianos, reside em Farroupilha. 

874. BAZZONI - Orlando Bazzoni, descende de imigrantes italianos. Reside em Porto Alegre. Tem uma filha: Terezinha.

875. BEAUCLAIR - Odilon Beauclair, descendente de franceses, pertence ao Rotary Clube.

876. BEBER - Gino Luiz Costa Beber, descendente de imigrantes, e é casado com Nirce Nunes Costa Beber. Residem em Porto Alegre. O casal tem um filho nascido a 02-08-1957, chamado Rogério.

877. BEC - Neiva Elizabeth Bec, descendente de imigrantes, foi considerada a melhor aluna em 1957 do Grupo Escolar Fabíola Pinto Dornelles.

878. BECCON - Coronel Nicomedes de Freitas Beccon, pertence à Brigada Militar do Estado. Tem uma filha: Noema. 

879. BECHLER - Agnes Albrecht Bechler, já falecida. Adelaide Albrecht e Físia Albrecht são membros de uma mesma família, descendente de imigrantes alemães, residem em Porto Alegre.

880. BECK - Annibal di Primio Beck, industrial, suplente de senador pelo PTB, descende de imigrantes italianos e alemães. Reside em Porto Alegre. Pai do Dr. Oswaldo da Cunha Beck.

881. BECK - Ernesto di Primio Beck, irmão de Annibal, foi diretor de "A Hora".

882. BECK - Deputado José Mariano de Freitas Beck, eleito para a Assembleia Estadual pelo PTB, já havia sido no governo anterior, Secretário da Educação.

883. BECK - Deputado Mario de Lima Beck, eleito pelo PL, ocupa esta elevada na política há três legislaturas.

884. BECK - Luiz Beck da Silva, reside em Santa Cruz do Sul, descende de imigrantes alemães. É casado e tem um filho chamado Luiz Gaspar Beck da Silva.

885. BECK - Jeanette Beck Pancich, descendente de imigrantes alemães. É casada com Paulo Moojen Pancich. O casal tem um filho, Paulo Ricardo. Residem em Montenegro.

886. BECK - Iná Beck Martins, filha de Sandoval V. Martins, descende de imigrantes alemães pelo lado materno. Faleceu em Porto Alegre no dia 05 de abril de 1957. 

887. BECK - Arnaldo P. Beck, casado com Irma Beck. É filha do casal, Anne Mary. Residem em Porto Alegre.

888. BECK - Darcy Beck, ex-prócer do PL, é comerciante em Ijuí.

889. BECK - Aquino Arsênio Beck, descendente de imigrantes alemães, é Auxiliar de Laboratório em Porto Alegre, habilitado nas provas de seleção realizado pelo Departmento do Serviço Público em 09-11-1957.

890. BECK - Horst Beck, químico, professor na Escola Técnica de Comércio Farroupilha, em Porto Alegre.

891. BECK - Dr. Nilton Beck, reside em Arroio do Tigre, município de Tapera.

892. BECK - Antonio Machado Beck, formado pela Escola de Agronomia e Veterinária do RGS.

893. BECK - José Beck da Silva, fiscal do Imposto de Vendas e Consignações, da Secretaria da Fazenda do RGS.

894. BECK - Eunice Beck, descende de imigrantes alemães, reside em Porto Alegre.

895. BECK - Adolfina Julia Beck Baum, descendente de imigrantes, reside em Porto Alegre.

896. BECK - Sadi Beck, descendente de imigrantes, é militar em Itaqui.

897. BECK - Na localidade de Santa Cristina, 2o. distrito de Taquara, vários membros da família Beck fazem parte da diretoria da Cooperativa dos Produtores de Leite de Morro Pelado. São eles: Lindolfo Beck, Norberto Beck, Hermílio Beck e Claudio Beck.

898. BECK - Jacy Leite Beck, residente em Santa Maria, é membro da sub-comissão de propaganda para o Centenário daquela cidade. 

899. BECKEL - Diva Beckel Mota, casada com Teotônio Mota, funcionária da Prefeitura Municipal de Camaquã, filha do advogado Major João Beckel e de Francelina Schumacher Beckel.

900. BECKEL - Luiz Oscar de Mello Beckel, descendente de imigrantes, reside em Porto Alegre, onde estudou no Colégio Anchieta.















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...