segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Sobrenomes Poloneses - Parte 50

 



1226. Godlewski - sobrenome toponímico relacionado a Godlewo, nome de lugar encontrado nos antigos condados de Ostrów, Szczuczynski, Maryampolski e Oszmiana; ou a Godlewszczyzna, nos antigos condados de Sluck e Vilnius.

1227. Godzik - sobrenome patronímico dos nomes eslavos Godzislaw e Godzimir.

1228. Gogolec - sobrenome eslavo germanizado do termo gogól. Gogól é uma espécie de pato selvagem, sendo o animal usado figurativamente para descrever pessoas que habitam em zonas distantes, incultas. Por outro lado também pode se referir à pessoa de baixa estatura. Também pode ser um toponímico relativo à localidade de Gogól, pertencente à aldeia de Zacharzowice, na comuna de Wielowies, no distrito de Gliwice, na voivodia da Silésia.

1229. Gogolicki - sobrenome toponímico relativo a Gogolice, aldeia no antigo condado de Szamotuly.

1230. Gogolkiewicz - sobrenome toponímico relativo a Gogól, Gogolów e Gogolice (diversos locais na Polônia). Pode se referir também a uma espécie de profissional extrativista mergulhador, pessoa de baixa estatura ou pessoa que habita em zona distante, inculta.

1231. Gogosz - sobrenome metonímico com três significados elencados: pessoa de baixa estatura, profissional extrativista mergulhador ou pessoa que habita em zona distante, inculta.

1232. Gojlik, Gojlo - deriva do termo goy que é a forma com que os judeus se referem a um gentio. Portanto, um morador não-judeu numa aldeia ou comuna predominante habitada por judeus.

1233. Golanski - sobrenome toponímico relativo a Golany, nome de lugar encontrado nos antigos condados de Ciechanów e Rzezycki; Golanki, nos antigos condados de Noworadom, Plock, Sokolów e Szczuczyn; Golanka, nos antigos condados de Ostroleka e Tarnow.

1234. Goldau - sobrenome relacionado a Galdowo (nome alemão Goldau), no antigo condado de Suski.

1235. Goldschmid, Goldschmidt - sobrenome metonímico alemão que significa ourives.

1236. Golec - sobrenome metonímico que significa calvo, careca. Embora também pode significar nu, ou por extensão, pobre, desprovido, plebeu. Figurativamente, pode ainda significar trapaceiro, mandrião. Também é diretamente um toponímico referente a Golec, aldeia no antigo condado de Pisz.

1237. Golemo - sobrenome metonímico derivado da antiga palavra polaca golemy, que significa grande, enorme, muito grande.

1238. Golen, Golon - sobrenome que significa canela ou barra (de metal). Está associado também a um verbo que pode ser traduzido aproximadamente como "aparar". Por isso, é mais provável que se vincule à profissão de cirurgião-barbeiro ou a um artesão cujo ofício envolve o ato de aparar objetos. Por fim, um toponímico relacionado à aldeia de Golenie, no antigo condado de Zadzbourski.

1239. Golinski - sobrenome toponímico relativo aos nomes de lugar Golina, Golin, Golino, Golenie, Gollingen (diversos locais na Polônia e Alemanha).

1240. Golub, Golubców - sobrenome que significa pombo macho. Entretanto, historicamente é mais provável que seja originário dos antigos domínios de Gollub - família que integrou a Ordem dos Cavaleiros Teutônicos na Idade Média e que recebeu diversos feudos na região da Europa Oriental, com castelos, propriedades rurais e aldeias sobre o seu controle. A família aparentemente tem origem na região de Brodnica, na Prússia Oriental.

1241. Golabek - sobrenome que significa pombo macho. Neste ínterim, tem aspecto metonímico e designa um criador de pombos, um nome de casa ou figurativamente homem de peitoral grande ou homem de passo "miúdo" (significando afetado, por extensão, nobre, ou que aspira aos modos da aristocracia).

1242. Golczyk - obrenome metonímico que significa calvo, careca. Embora também pode significar nu, ou por extensão, pobre, desprovido, plebeu. Figurativamente, pode ainda significar trapaceiro, mandrião. 

1243. Golda, Goldyn - sobrenome com dois significados possíveis: uma espécie de minério de ferro; uma eslavização do vocábulo alemão gold que significa ouro. Pode indicar um ferreiro ou ourives, portanto. Também tem natureza referente à língua iídiche e corresponder a um matronímico. Figurativamente, era um termo para designar bêbado, beberrão, pândego.

1244. Golebiewski, Golebiowski - sobrenome toponímico relativo aos seguintes lugares: Golebiów, nome de aldeia verificado nos antigos condados de Malopolska e Tarnorbrzeskie; Golebiewo, no antigo condado de Gdansk.

1245. Goluch - sobrenome com vários potenciais significados, a seguir: calvo, careca; cirurgião-barbeiro; cuidadoso, prudente; algo que corta ou esmaga; tormento; figurativamente e mais provável: pobre, plebeu, despossuído.

1246. Golyski - sobrenome metonímico relativo a Golysa, uma aldeia no antigo condado de Konecki. Também pode ser um patronímico do antigo nome pessoal Golysz. Por fim, pode ter o sentido de calvo, careca, ou figurativamente pobre, despossuído, plebeu.

1247. Gondek - sobrenome patronímico do antigo nome eslavo Gadek ou Gedek.

1248. Gondz - sobrenome metonímico que significa cantor, aquele que cantarola, artista, músico. Embora aponte para esse aspecto profissional, pode também fazer referência a um tipo de entonação "cantada" de alguns dialetos do Leste Europeu.

1249. Gonera, Gonos - embora tenha diversos significados conjugados, é mais provável que aponte que seja um termo da Cracóvia para caçador.

1250. Gonta, Gontarczyk - sobrenome metonímico que significa telha, telhado. Por extensão, o profissional que fabrica telhas ou que instala telhados. Também pode ser um toponímico referente a Gonty, aldeia no antigo condado de Sucha, ou Gontarz, aldeia no antigo condado de Kolno.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...