terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Sociedade Carnavalesca "A Chuva"


Alguns trechos de jornal compilados em pesquisas anteriores, que organizamos recentemente sobre esta interessante e desconhecida entidade carnavalesca de Capão do Leão.

"Hontem no Capão do Leão se deu concorrida reunião para fundação de uma nova sociedade carnavalesca, 'A Chuva'. Acompanhavam a movimentada sessão o sr. João Álvarez, o sr. Julio Medina, o dr. Eduardo Flores e o sr. João Vieira Cunha, entre outras personalidades locais. Foi eleita a primeira directoria da sociedade carnavalesca que ficou assim composta: presidente, sr. João Álvares; 1o. vice-presidente, dr. Eduardo Flores; 2o. vice-presidente, sr. João Carlos Godoy; 1o. secretario, sr. Afonso Mancha; 2o. secretario, sr. João Carret; 1o. thezoureiro, sr. Mario Aquine Filho; 2o. thezoureiro, sr. Julio Medina; mestre de cerimonias, sr. Izidro Silva; orador, capitão Carlos Brum.
Encerrada a cerimonia, ficou responsável pelos estatutos sociais o sr. dr. Victor Russomano." 
(Diário da Tarde, 17 de janeiro de 1924, pág. 2, col. 1)

"A Sociedade Carnavalesca 'A Chuva' promove animado baile ao ar livre no próximo domingo, 10, no largo da Estação Férrea do Capão do Leão. A directoria communica aos leitores que havera trem saindo ás 18 horas para os excursionistas que vierem pela manhã."
(Diário da Tarde, 06 de fevereiro de 1924, pág. 2. col. 4)

"O sucesso ecoante do último baile noturno realizado no Capão do Leão pelos alegres rapazes da S.C. A Chuva repercutiu até a redacção de nosso jornal."
(Diário da Tarde, 05 de março de 1924, pág. 2, col. 2)

"O grupo Lira de Apollo e a Sociedade A Chuva promovem no próximo domingo no Capão do Leão o já tradicional baile de carnaval noturno."
(Diário da Tarde, 17 de fevereiro de 1925, pág. 2, col. 2)

"Rixa
Os elegantes festejos carnavalescos da Sociedade A Chuva foram empanados, ante-hontem, pelo ato desgraçado de dois homens que resôlveram no local do baile tirar 'á limpo' uma antiga rixa que envolvia dívida de jôgo. O sujeito conhecido como Lalico Silveira desferiu golpes de adaga na barriga de um outro tão somente chamado Marisco, que dizem os locais ser procedente da visinha cidade de Rio Grande. O alvoroço foi tamanho que distintas senhoras chegaram a desfalecer no local.
Avisada a autoridade, seguiram immediatamente para ali, o tenente Lourival Lopes, o commisario do 5o. posto e o medico municipal. Lalico Silveira evadiu-se do local cruzando uma sanga que corta as proximidades do Capão do Leão. O outro encontra-se internado na Santa Casa de Misericórdia."
(Diário Popular, 23 de fevereiro de 1925, pág. 2, col. 1)

"Edital
O presidente da Sociedade Carnavalesca A Chuva convoca todos os sócios da associação para reunião de eleição da nova diretoria a ser realizada no próximo dia 12 na sede social.
Capão do Leão, 09 de Janeiro de 1927.
Mário Aquine Filho. - Presidente."
(Diário Popular, 11 de janeiro de 1927, p. 3, col. 1)

Observação nossa: curioso é que, já na década de 1920 existiam confusões no carnaval. Interessante igualmente é a realização de bailes noturnos na época.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...