sexta-feira, 2 de abril de 2021

Ignacio Porto Alegre



 "Maestro Porto Alegre

Um collega da capital federal assim noticia o passamento do maestro brazileiro Ignacio Porto Alegre:

'Sepultou-se hontem o artista que trouxe este nome. Alguns amigos raros, poucos collegas e os representantes do Instituto Nacional de Musica, que mandou uma corôa como ultima homenagem ao professor que foi d'esse estabelecimento, formaram com os parentes do finado o cortejo que acompanhou á ultima morada o mallogrado compositor.

Ignacio Porto Alegre era um artista de raça como o seu nome está indicando: era filho do barão de Santo Angelo, um dos benemeritos das artes e das lettras no Brazil.

Contava apenas quarenta e cinco anos de edade, pois nasceu a 24 de outubro de 1855. Ainda creança acompanhou uma familia que foi habitar na Europa em 1859; fez os seus estudos de instrucção primaria em Berlim e Dresden, seguindo depois para Lisbôa, onde o seu pae foi exercer o cargo de consul geral do Brazil.

Foi em Lisbôa que se revelou o grande amor de Ignacio Porto Alegre pela musica, que elle estudou com os principaes professores d'essa capital, manifestando uma aptidão e um aproveitamento pouco communs; esses estudos foram concluidos em Florença, onde a familia, tendo perdido o seu chefe, foi residir em 1880.

Em 1888, Ignacio Porto Alegre regressou ao Brazil e foi sua principal aspiração dar nova organisação ao ensino de sua arte n'esta capital, reformando o antigo Conservatório, que não satisfazia ao fim para que fôra creado.

Proclamando-se a Republica e creado o Instituto Nacional de Musica pelo dr. Aristides da Silveira Lobo, primeiro ministro do interior, o director d'esse estabelecimento, maestro Leopoldo Migues, convidou Ignacio Porto Alegre para reger a cadeira de solfejo e canto choral - cadeira que elle professou com a reconhecida competencia durante alguns annos, até que o seu estado precario de saude, aggravado por desgostos com apreciações injustas e immerecidas, o obrigou a retirar-se d'aquelle estabelecimento.

Na Gazeta Musical, periodico publicado n'esta capital durante annos pelos srs. Fertín de Vasconcellos & Morand, e em alguns jornaes diarios, Ignacio Porto Alegre escreveu artigos de critica e de pedagogia musical, em que patenteou sua vasta erudição e conhecimentos technicos; além d'isso, o saudoso artista deixa algumas obras didacticas; uma historia de musica religiosa, cremos que ainda não concluida; muitas composições de valor, entre as quaes uma missa solemne para grande orchestra, vozes e córos; grande numero de peças choraes a secco e com acompanhamento, algumas das quaes publicadas e todas muito conhecidas e applaudidas entre nós; diversas selectas de solfejos classicos; um diccionario da musica; um tratado das diversas fórmas musicaes e muitas monographias sôbre questões de technica, critica e esthetica musical.

Ignacio Porto Alegre foi um artista de valor, um compositor de merecimento e um douto em questões de sua arte."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 01 de Novembro de 1900, pág. 02, col. 01

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...