terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Rio Grande em 1949


"A cidade de Rio Grande é uma das mais prósperas do grande Estado sulino.

Situada na orla marítima, onde está localisado o principal porto do Rio Grande do Sul, com um movimento cada vez crescente de navios de todas as partes do mundo, séde de inúmeras indústrias, das quais a pesca é talvez a maior, - Rio Grande é hoje um grande centro comercial de que todo o Estado se póde realmente orgulhar.

Sua arrecadação vai crescendo à medida que a cidade se desenvolve e, como consequência lógica desse fenômeno tão auspicioso, os serviços públicos se vão aprimorando, de modo a garantir aos municipes todas as regalias que o conforto proporciona. 

Rio Grande é uma cidade moderna, com ruas e parques bem pavimentados, jardins de vegetação exuberante, excelente serviço de transportes coletivos - bondes, ônibus e autos-lotação.

Dêsde a data de sua instalação até o dia 30 de Junho último, além de 319 requerimentos e indicações, aprovou 121 projétos de lei sobre diversas materias legislativas e administrativas, computando-se, nesse número, 44 leis de sua iniciativa.

Esse labor bem demonstra a soma de sacrifícios que os interesses da cidade exigem dos seus vereadores, a quem Rio Grande deve, de fato, todos os beneficios recebidos no govêrno atual.

A mesa está assim constituida: Presidente, Dr. Luiz Martins Falcão; vice-presidente, dr. Miguel Riet Corrêa Junior; 1o. secretário, professor Carlos Loréa Pinto; 2o. secretário, dr. Nilo Corrêa da Fonseca.

Composta de 13 membros, a representação partidária na Camara Municipal está assim distribuida:

PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO

Luiz Martins Falcão, médico.

Carlos Loréa Pinto, professor.

Alfredo Reint de Boer, industriário.

Eugenio Pedro Delinger, industriário.

Carlos Mendonça Machado, criador.

Hipólito Cassemiro Leonini, ferroviário.

Napoleão Carlos de Azevedo, funcionário público estadual.

PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO

Nilo Corrêa da Fonseca, médico.

Mário Werneck, médico.

Paulo Ferreira da Silva, funcionário público municipal.

PARTIDO SOCIAL PROGRESSISTA

Antonio Rechia, portuário.

Osmar Ladeira, funcionário público municipal.

PARTIDO LIBERTADOR

Miguel Riet Corrêa Junior, médico.

Os serviços de iluminação pública e particulares, que estiveram momentaneamente sujeitas às desagradáveis contingências de um acidente na central-elétrica, vão agora a caminho de seu restabelecimento. Uma vez concluidas as obras dessa natureza que estão tendo andamento sob as vistas fiscalisadoras da Câmara Municipal, responsavel pelos destinos da cidade, Rio Grande ficará possuindo, talvez, o melhor serviço de iluminação de todo o Estado.

Graças à felicidade com que os municipes riograndenses souberam escolher os seus representantes no Legislativo, a Camara Municipal do Rio Grande é um núcleo homogêneo, que trabalha com o pensamento voltado inteiramente para os interesses da cidade, sem preocupação de côr partidária.

Sob a presidência do dr. Luiz Martins Falcão, que soube fazer da sua profissão um verdadeiro sacerdócio, - do que é testemunho eloquente a faina diária no seu consultório, onde atende, durante horas consecutivas, gente das mais variadas condições sociais, - a Câmara Municipal tem sabido impor-se no conceito da população pelo acerto e oportunidade de suas deliberações, que refletem, efetivamente, o desejo de atender às legítimas necessidades do povo.

Instalou-se a 25 de Novembro de 1947, no edifício da Prefeitura, onde funciona permanentemente. Reune-se, independentemente de convenção, duas vezes por ano, nos dias 1o. de Março e 1o. de Setembro, funcionando durante períodos consecutivos de três mezes cada um."

Fonte: A ILLUSTRAÇÃO BRASILEIRA (RJ), edição 175, novembro 1949, pág. 123
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...