sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Sobrenome Soares


"SOARES - Sobrenome português. Também encontram-se as formas SOAREZ, SUARES, SUAREZ. Vem de 'Suariz', 'Suarizi', que procede de 'Suárici', patronímico do antigo nome masculino ibérico Suário, que é o mesmo que Soeiro. Segundo Vilas Boas, os Soares 'trazem sua origem de Toledo', na Espanha.

SOEIRO - Nome e sobrenome português. Vem do latim 'Suarius'. É composto de 'Su', cuja etimologia ainda é objeto de controvérsias; e 'sauil', que significa 'sol' ou 'espada'."

Fonte: A FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS),  11 de Março 1994, pág. 13

Luiza Gundermann


"DE CANDELARIA

(...)

- No dia 17 falleceu a senhora d. Luiz Gundermann, viuva do finado Carlos Gaus; sua morte foi muito sentida e seu enterro foi tambem muito concorrido pois d. Luiza era aqui geralmente estimada; era ella cunhada do sr. Rodolpho Graeff, escrivão districtal e irmã do sr. Affonso Gundermann.

(...)"

Fonte: A ALVORADA: ORGAM LITTERARIO, HUMORISTICO E NOTICIOSO (Rio Pardo/RS), 25 de Fevereiro de 1913, pág. 04, col. 04

Maria das Dôres Fontoura


"D. Maria das Dôres Fontoura

Falleceu hoje a virtuosa senhora, cujo nome encima estas linhas.

Ha muito que soffria, e a enfermidade acaba de ter o seu desfecho fatal, a despeito dos cuidados medicos e dos carinhos de uma familia extremosa.

Era casada com o respeitavel cidadão o nosso amigo Antonio Carneiro da Fontoura, e mãi e sogra dos nossos co-religionarios Arthur e Virgilio Fontoura, Martiniano Lopes e Gonçalo Henrique de Carvalho.

A todos estes amigos, ao sr. Honorio Fontoura, apresenta a Federação as suas condolencias."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 26 de Fevereiro de 1890, pág. 02, col. 03
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...