sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Poltergeist no Rio de Janeiro em 1905

 



CASAS APEDREJADAS

Criançada? - Vidros partidos. - Investigações da policia.

Os velhos processos dos duendes que, annos atrás, faziam as delicias das almas supersticiosas e dos noticiaristas sem assumpto, demoralisaram-se completamente com alguns casos em que se percebeu a malicia de visinho ou algum plano de estrategia amorosa.

Ninguem acreditaria, portanto, nos tempos praticos que correm, na intervenção dalmas penadas no apedrejamento constante e brutal que, já alguns dias, têm soffrido as casas n. 87, 89 e 91 da rua da Luz.

Pedras pequenas e grandes, fragmentos de telhas, projectis de toda a especie vão bater nas vidraças das janellas e das claraboias, estilhaçando-se com enorme ruido.

Isso se tem dado em pleno dia, á luz causticante do sol, ou ás horas mortas da noite.

As pobres familias que ahi moram, estão em um susto permanente, atemorisadas com um possivel desastre, que bem póde um calháo, penetrando por um janella deixada por acaso aberta, attingir qualquer pessoa, criança ou adulto.

Para maior segurança retiraram-se de casa as crianças.

O delegado local, a quem foi participado o caso, participou da convicção dos moradores, de que a gente muito deste mundo devia attribuir-se a graçola, se é que assim se póde chamar ao abuso barbaro.

O Dr. Pinheiro Costa, da 11a. circumscripção, a que o local pertence, em um detido exame, verificou que o ponto de partida das pedras parecia ser a casa n. 74 da rua Malvino Reis, residencia de uma senhora viuva.

Dous meninos, um, filho da dona da casa, e outro, criado, foram por isso sujeitos a interrogatorios e afastados da casa.

Mas o apedrejamento continuou apezar disso, e então desconfiou a auctoridade de um crioulo, tambem empregado da casa.

Nada está, entretanto, verificado ainda, a não ser a completa destruição de vidros de todas as janellas dos fundos daquellas casas e das claraboias.

A policia continúa em pesquizas.

Fonte: GAZETA DE NOTICIAS (Rio de Janeiro/RJ), 01 de Setembro de 1905, pág. 03, col. 06

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...