quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Nós apoiamos o Plebisul!


No próximo sábado, 07 de Outubro de 2017, nos três estados da região sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estará acontecendo, entre às 8 e 17 horas, uma consulta informal sobre a possibilidade de separação política dos três estados do restante do Brasil. Em Capão do Leão haverá dois locais de votação: um na Avenida Três de Maio, no bairro Jardim América, no CTG Herança Campeira, e outro na Avenida Narciso Silva 1903, bairro Centro. É necessário levar o título de eleitor.

Queremos expressar que apoiamos plenamente o movimento e sugestionamos a nossos leitores que possam se informar mais a respeito, independente de suas convicções. Importante  também é a participação do maior número possível de eleitores, mesmo daqueles que se posicionam contrários à ideia.

Nossa opinião a favor da formação de um novo país não está relacionada a uma suposta ojeriza a outras regiões do país e seus habitantes. Entendemos, porém, que a ideia de uma nação brasileira falhou em seus propósitos, vivenciamos um centralismo político e econômico asfixiante e uma estrutura pública gigantesca, porém ineficiente. Na verdade, com todo o respeito às opiniões contrárias, acreditamos que também são legítimos outros movimentos de separação da União, como o paulista e o nordestino. Cremos que cada região poderia se auto-gerir e governar melhor em territórios mais compactos, com vocações sócio-econômicas melhor exploradas e com caminhos de desenvolvimento mais particularizados. 

Não consideramos que o sul é o melhor que o restante. Nossos posicionamentos a favor da separação são políticos. Cada região daquilo que chamamos Brasil possui suas riquezas, tanto do ponto de vista econômico quanto cultural. Mas é evidente que o projeto de nação nunca deixou completamente a tendência a uma forte centralização - herança desde os tempos dos colonizadores.

Estaremos lá no sábado votando SIM, mesmo que o movimento seja não-oficial. Esta é nossa opinião sobre o assunto. De qualquer forma, participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...